“Uma Bíblia de mulheres”: teólogas editam versão feminista da Bíblia

Um grupo de teólogas reinterpretaram a Bíblia do ponto de vista feminino e a reescreveram, abordando temas como o corpo, a maternidade e a sedução.

Vinte teólogas se uniram para criar um texto provocativo sobre outro livro controverso: a Bíblia. Elas imitaram, aliás, o trabalho de outras 20 mulheres reunidas pela sufragista americana Elizabeth Cady Stanton em 1895 para reescrever o conjunto de livros canônicos para cristãos e judeus.

“Uma Bíblia de mulheres”, publicado recentemente pela editora suíça Labor et Fides, fala das passagens em que as mulheres são referidas, resultando em uma espécie de reescrita da Bíblia do século XXI.

O trabalho reúne as vozes de 20 teólogas francófonas, protestantes e católicas da Europa, África e Quebec, no Canadá, que abordam a obra do ponto de vista de Maria, mãe de Jesus, através de diferentes temas, como o corpo, sedução, subordinação e maternidade.

“Aproveitando as descobertas nos estudos bíblicos e graças ao feminismo crítico, as autoras desenvolvem uma dúzia de tópicos relacionados com as mulheres e evidenciam que os textos bíblicos podem ser lidos de uma forma diferente“, lê-se na apresentação da publicação.

A ideia é “mostrar que os valores feministas não são incompatíveis com a Bíblia” e que há interpretações tendenciosas e parciais, disse Lauriane Savoy, professora da Faculdade de Teologia da Universidade de Genebra, na Suíça.

Para provar isso, Savoy cita a figura de Maria Madalena: “Ela estava com Jesus e entendeu que ele ia morrer na cruz, enquanto todos os discípulos estavam com medo, ela é a primeira a ir ao túmulo de Jesus, descobrindo a ressurreição. É uma personagem fundamental e o que lemos sobre ela é que era uma prostituta”, disse Savoy.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …