Jacuzzi do desespero: lago descoberto sob o mar mata tudo que nada ali

Pesquisadores descobriram um “lago” no Golfo do México que fica no fundo do mar. Praticamente todo ser vivo que entra ali morre rapidamente, e é possível ver carcaças de caranguejos nas margens deste reservatório de água tóxica.

A equipa do Nautilus, um navio que explora as redondezas do oceano, apelidou o lago submarino de “jacuzzi do desespero” devido à sua temperatura elevada e à grande concentração de sal que pode matar qualquer criatura marinha.

O pesquisador Erik Cordes, professor de biologia da Universidade Temple (EUA) e membro da equipe do Nautilus, publicou suas descobertas na revista Oceanography.

“Foi uma das coisas mais incríveis do mar profundo. Você vai até o fundo do oceano e vê um lago ou um rio fluindo. Parece que você não está nesse mundo”, diz Cordes.

A água neste lago é cerca de cinco vezes mais salgada que o restante da água da região e contém concentrações tóxicas de metano e sulfeto de hidrogênio. Assim, ela não se mistura com o restante do mar.

Ela fica contida por uma pequena barragem de minerais e moluscos, mas esta barreira é frágil e se rompe em alguns pontos. Nesses locais, é possível ver a água mais escura fluindo como uma pequena cachoeira debaixo d’água.

“É quente, mas super-salgado”, afirmou o bioquímico Scott Wankel ao Seeker, sublinhando que a temperatura de 65 graus Fahrenheit (cerca de 18 graus Celcius) atrai muitos caranguejos e outros animais das profundezas que procuram comida. Mas apenas bactérias, poliquetas e camarões conseguem sobreviver às condições deste ambiente.

Para os caranguejos esse pode ser um local terrível, mas para os cientistas é como um parque de diversões para suas pesquisas. Eles podem explorar como alguns organismos conseguem sobreviver em habitats extremos.

Os cientistas pretendem agora criar um mapa tridimensional do terrível “jacuzzi”, que fornecerá informações mais detalhadas sobre os processos físicos e biogeoquímicos existentes nesses ambientes extremos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …