Brasileiro Calí dos Anjos ganha prêmio de cinema no Canadá

O jovem diretor brasileiro Cali dos Anjos, de 25 anos, ganhou neste fim de semana o Prêmio 150 anos Canadá para Jovens Cineastas. Ele venceu com o documentário Tailor, que tenta romper preconceitos. O filme mostra a vida de um quadrinista transexual e a capacidade das pessoas trans para criar e produzir.

Cali dos Anjos, que também é trans – trans não binário, que não se identifica com gênero masculino nem feminino – ganhou uma viagem ao Canadá, cursos de cinema e de inglês em escolas de Toronto.

“Os lideres de amanhã são os lideres de hoje, suas vozes tem tremendo impacto para poder mudar o mundo e o Canadá quer motivá-los”, disse durante a premiação Ricardo Savone, o embaixador do Canadá no Brasil.

Calí dos Anjos agradeceu: “Eu esqueci de agrecer ao Tailor. O trabalho dele foi incrível e ajudou muita gente! Obrigado”, disse.

Formado em Comunicação Social na UFRJ e em Filmmaking na New York Film Academy, há alguns anos Calí dos Anjos vivia com medo, tinha que mentir o nome para conseguir emprego e escondia sua identidade de gênero.

Em 2015 foi o primeiro diretor transgênero a ser contemplado por um edital da RioFilme, empresa pública de investimento em audiovisual, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele recebeu R$ 80 mil de incentivo do edital para o documentário Tailor.

(dv) HateFllahs

Calí dos Anjos

O filme

Com o apoio da SUMA Filmes e produção de Bia Medeiros, o documentário é uma mistura de Live-Action (cenas com atores e ambientes reais) com animação que retrata a vida de Tailor, quadrinista trans que produz histórias em quadrinhos de teor político e que discutem transfobia, racismo, misoginia, gordofobia e outras formas de opressão.

A escolha da vida da personagem como tema para seu documentário não veio à toa.

“Quando eu me descobri trans não binário em 2012, Tailor foi uma das primeiras pessoas trans brasileiras com quem eu tive contato. Tailor foi importante para eu perceber que existiam pessoas trans produzindo. Seus quadrinhos me fizeram entender mais sobre esse universo e sobre o universo de outras minorias”, contou Calí.

Com o filme, o diretor passou a acreditar que é possível fazer o que ama e, ao mesmo tempo, assumir sua identidade de gênero. “Muitas vezes eu achei que não era possível, quando menti meu nome em entrevista de emprego, quando eu perdi o cliente que percebeu que eu era trans. Eu achava que ia ter que ficar me escondendo”, relata.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …