Brasileiro Calí dos Anjos ganha prêmio de cinema no Canadá

O jovem diretor brasileiro Cali dos Anjos, de 25 anos, ganhou neste fim de semana o Prêmio 150 anos Canadá para Jovens Cineastas. Ele venceu com o documentário Tailor, que tenta romper preconceitos. O filme mostra a vida de um quadrinista transexual e a capacidade das pessoas trans para criar e produzir.

Cali dos Anjos, que também é trans – trans não binário, que não se identifica com gênero masculino nem feminino – ganhou uma viagem ao Canadá, cursos de cinema e de inglês em escolas de Toronto.

“Os lideres de amanhã são os lideres de hoje, suas vozes tem tremendo impacto para poder mudar o mundo e o Canadá quer motivá-los”, disse durante a premiação Ricardo Savone, o embaixador do Canadá no Brasil.

Calí dos Anjos agradeceu: “Eu esqueci de agrecer ao Tailor. O trabalho dele foi incrível e ajudou muita gente! Obrigado”, disse.

Formado em Comunicação Social na UFRJ e em Filmmaking na New York Film Academy, há alguns anos Calí dos Anjos vivia com medo, tinha que mentir o nome para conseguir emprego e escondia sua identidade de gênero.

Em 2015 foi o primeiro diretor transgênero a ser contemplado por um edital da RioFilme, empresa pública de investimento em audiovisual, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele recebeu R$ 80 mil de incentivo do edital para o documentário Tailor.

(dv) HateFllahs

Calí dos Anjos

O filme

Com o apoio da SUMA Filmes e produção de Bia Medeiros, o documentário é uma mistura de Live-Action (cenas com atores e ambientes reais) com animação que retrata a vida de Tailor, quadrinista trans que produz histórias em quadrinhos de teor político e que discutem transfobia, racismo, misoginia, gordofobia e outras formas de opressão.

A escolha da vida da personagem como tema para seu documentário não veio à toa.

“Quando eu me descobri trans não binário em 2012, Tailor foi uma das primeiras pessoas trans brasileiras com quem eu tive contato. Tailor foi importante para eu perceber que existiam pessoas trans produzindo. Seus quadrinhos me fizeram entender mais sobre esse universo e sobre o universo de outras minorias”, contou Calí.

Com o filme, o diretor passou a acreditar que é possível fazer o que ama e, ao mesmo tempo, assumir sua identidade de gênero. “Muitas vezes eu achei que não era possível, quando menti meu nome em entrevista de emprego, quando eu perdi o cliente que percebeu que eu era trans. Eu achava que ia ter que ficar me escondendo”, relata.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …