Estádio de futebol na Argentina tinha linhas tortas. Há 30 anos!

(dr) Rede GNI

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

É inacreditável. Em uma manhã ensolarada de Buenos Aires, um diretor da AFA, sem ter mais o que fazer resolveu puxar o telefone do gancho e discar o número de um modesto time que habita a quinta divisão. O motivo: exigir que o clube endireite a marcação do campo, que mais parece um delírio trigonométrico.

O clube em questão é o Liniers, proprietário do acanhado e insólito estádio Juan Antonio Arias, capacidade para 5 mil pessoas, que fica em San Justo, no brioso partido de LA MATANZA, na Grande Buenos Aires.

A Associação de Futebol Argentina subitamente decidiu que não era mais possível admitir um estádio em que uma trave não fica exatamente na frente da outra e um lado do campo é seis metros mais largo de que o oposto.

O detalhe é que a cancha está assim desde a inauguração, há quase 30 anos. Como as linhas não se endireitaram naturalmente com o passar das décadas, a AFA resolveu mostrar agilidade.

O Liniers já começou as obras para voltar a receber jogos no seu estádio, que também abriga partidas de outros times do descenso argentino.

Fundado originalmente no bairro que lhe dá nome, o Liniers foi desalojado de sua primeira casa, na Ciudadela Norte da capital, e precisou comprar uns hectares de terra fora dos limites da cidade, seguindo a rotina de migração de vários clubes porteños.

Segundo o próprio presidente do clube, Marcelo Gómez, falou para o La Nación, eles obviamente tinham noção de que o campo tinha uma disposição geométrica peculiar.

Mas como outros compromissos se mostravam mais urgentes, não viam problema em ter uma goleira praticamente virada para a lateral ou provocar labirintite em algum ponta desavisado correndo gramado a fora.

Porque é bem isto: se um goleiro chuta reto exatamente do seu gol, alguma coisa acontece no meio do caminho e a bola sai pela linha de fundo do arco posto, na linha da pequena área.

Há duas versões para a libertinagem métrica no campo do Liniers.

Uma conta que foi uma tentativa de se aproveitar as partes mais planas do terreno adquirido nos anos 1980, enquanto outra sugere que o campo era torto para que o nascer e o por do sol não atrapalhasse os goleiros nas loucas jornadas do ascenso castelhano.

O presidente lembra que vários cruzamentos costumavam parar dentro do gol, já que os goleiros não tinham qualquer referência, perdidos naquele emaranhado de ângulos lascivos.

E que um tal Silvio Fuentes, canhoto que defendeu o clube, sabedor das peculiaridades da cancha, se lavava de tanto marcar gols olímpicos.

Após todos estes argumentos, impossível encontrar motivos razoáveis para alterar a alma enviesada do estádio, que no mundo do ascenso era simpaticamente conhecido como “la cancha de los arcos torcidos”, algo como “o campo das traves tortas.”

Perde o futebol, perde a poesia. Tudo em nome da frígida perfeição matemática e sua palmatória borrifadora de cal.

O valeroso Liniers revelou para o mundo nomes do porte de Blas Giunta, Pablo Michelini e El Ogro Fabiani, mas não fez uso da assimetria de sua cancha para percorrer caminhos mais longos: jamais disputou sequer a segunda divisão.

Seu habitat é a quarta divisão, que frequentou por 51 temporadas e para onde tenta retornar agora – ocupa a segunda colocação e está engatilhado para fazer sua camisa celeste retomar o rumo e voltar à categoria que frequentava até o semestre passado.

Isso se o imperialismo das linhas retas e o statos quo cartesiano permitirem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …