Estádio de futebol na Argentina tinha linhas tortas. Há 30 anos!

(dr) Rede GNI

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

É inacreditável. Em uma manhã ensolarada de Buenos Aires, um diretor da AFA, sem ter mais o que fazer resolveu puxar o telefone do gancho e discar o número de um modesto time que habita a quinta divisão. O motivo: exigir que o clube endireite a marcação do campo, que mais parece um delírio trigonométrico.

O clube em questão é o Liniers, proprietário do acanhado e insólito estádio Juan Antonio Arias, capacidade para 5 mil pessoas, que fica em San Justo, no brioso partido de LA MATANZA, na Grande Buenos Aires.

A Associação de Futebol Argentina subitamente decidiu que não era mais possível admitir um estádio em que uma trave não fica exatamente na frente da outra e um lado do campo é seis metros mais largo de que o oposto.

O detalhe é que a cancha está assim desde a inauguração, há quase 30 anos. Como as linhas não se endireitaram naturalmente com o passar das décadas, a AFA resolveu mostrar agilidade.

O Liniers já começou as obras para voltar a receber jogos no seu estádio, que também abriga partidas de outros times do descenso argentino.

Fundado originalmente no bairro que lhe dá nome, o Liniers foi desalojado de sua primeira casa, na Ciudadela Norte da capital, e precisou comprar uns hectares de terra fora dos limites da cidade, seguindo a rotina de migração de vários clubes porteños.

Segundo o próprio presidente do clube, Marcelo Gómez, falou para o La Nación, eles obviamente tinham noção de que o campo tinha uma disposição geométrica peculiar.

Mas como outros compromissos se mostravam mais urgentes, não viam problema em ter uma goleira praticamente virada para a lateral ou provocar labirintite em algum ponta desavisado correndo gramado a fora.

Porque é bem isto: se um goleiro chuta reto exatamente do seu gol, alguma coisa acontece no meio do caminho e a bola sai pela linha de fundo do arco posto, na linha da pequena área.

Há duas versões para a libertinagem métrica no campo do Liniers.

Uma conta que foi uma tentativa de se aproveitar as partes mais planas do terreno adquirido nos anos 1980, enquanto outra sugere que o campo era torto para que o nascer e o por do sol não atrapalhasse os goleiros nas loucas jornadas do ascenso castelhano.

O presidente lembra que vários cruzamentos costumavam parar dentro do gol, já que os goleiros não tinham qualquer referência, perdidos naquele emaranhado de ângulos lascivos.

E que um tal Silvio Fuentes, canhoto que defendeu o clube, sabedor das peculiaridades da cancha, se lavava de tanto marcar gols olímpicos.

Após todos estes argumentos, impossível encontrar motivos razoáveis para alterar a alma enviesada do estádio, que no mundo do ascenso era simpaticamente conhecido como “la cancha de los arcos torcidos”, algo como “o campo das traves tortas.”

Perde o futebol, perde a poesia. Tudo em nome da frígida perfeição matemática e sua palmatória borrifadora de cal.

O valeroso Liniers revelou para o mundo nomes do porte de Blas Giunta, Pablo Michelini e El Ogro Fabiani, mas não fez uso da assimetria de sua cancha para percorrer caminhos mais longos: jamais disputou sequer a segunda divisão.

Seu habitat é a quarta divisão, que frequentou por 51 temporadas e para onde tenta retornar agora – ocupa a segunda colocação e está engatilhado para fazer sua camisa celeste retomar o rumo e voltar à categoria que frequentava até o semestre passado.

Isso se o imperialismo das linhas retas e o statos quo cartesiano permitirem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …