Estádio de futebol na Argentina tinha linhas tortas. Há 30 anos!

(dr) Rede GNI

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

É inacreditável. Em uma manhã ensolarada de Buenos Aires, um diretor da AFA, sem ter mais o que fazer resolveu puxar o telefone do gancho e discar o número de um modesto time que habita a quinta divisão. O motivo: exigir que o clube endireite a marcação do campo, que mais parece um delírio trigonométrico.

O clube em questão é o Liniers, proprietário do acanhado e insólito estádio Juan Antonio Arias, capacidade para 5 mil pessoas, que fica em San Justo, no brioso partido de LA MATANZA, na Grande Buenos Aires.

A Associação de Futebol Argentina subitamente decidiu que não era mais possível admitir um estádio em que uma trave não fica exatamente na frente da outra e um lado do campo é seis metros mais largo de que o oposto.

O detalhe é que a cancha está assim desde a inauguração, há quase 30 anos. Como as linhas não se endireitaram naturalmente com o passar das décadas, a AFA resolveu mostrar agilidade.

O Liniers já começou as obras para voltar a receber jogos no seu estádio, que também abriga partidas de outros times do descenso argentino.

Fundado originalmente no bairro que lhe dá nome, o Liniers foi desalojado de sua primeira casa, na Ciudadela Norte da capital, e precisou comprar uns hectares de terra fora dos limites da cidade, seguindo a rotina de migração de vários clubes porteños.

Segundo o próprio presidente do clube, Marcelo Gómez, falou para o La Nación, eles obviamente tinham noção de que o campo tinha uma disposição geométrica peculiar.

Mas como outros compromissos se mostravam mais urgentes, não viam problema em ter uma goleira praticamente virada para a lateral ou provocar labirintite em algum ponta desavisado correndo gramado a fora.

Porque é bem isto: se um goleiro chuta reto exatamente do seu gol, alguma coisa acontece no meio do caminho e a bola sai pela linha de fundo do arco posto, na linha da pequena área.

Há duas versões para a libertinagem métrica no campo do Liniers.

Uma conta que foi uma tentativa de se aproveitar as partes mais planas do terreno adquirido nos anos 1980, enquanto outra sugere que o campo era torto para que o nascer e o por do sol não atrapalhasse os goleiros nas loucas jornadas do ascenso castelhano.

O presidente lembra que vários cruzamentos costumavam parar dentro do gol, já que os goleiros não tinham qualquer referência, perdidos naquele emaranhado de ângulos lascivos.

E que um tal Silvio Fuentes, canhoto que defendeu o clube, sabedor das peculiaridades da cancha, se lavava de tanto marcar gols olímpicos.

Após todos estes argumentos, impossível encontrar motivos razoáveis para alterar a alma enviesada do estádio, que no mundo do ascenso era simpaticamente conhecido como “la cancha de los arcos torcidos”, algo como “o campo das traves tortas.”

Perde o futebol, perde a poesia. Tudo em nome da frígida perfeição matemática e sua palmatória borrifadora de cal.

O valeroso Liniers revelou para o mundo nomes do porte de Blas Giunta, Pablo Michelini e El Ogro Fabiani, mas não fez uso da assimetria de sua cancha para percorrer caminhos mais longos: jamais disputou sequer a segunda divisão.

Seu habitat é a quarta divisão, que frequentou por 51 temporadas e para onde tenta retornar agora – ocupa a segunda colocação e está engatilhado para fazer sua camisa celeste retomar o rumo e voltar à categoria que frequentava até o semestre passado.

Isso se o imperialismo das linhas retas e o statos quo cartesiano permitirem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …