Estádio de futebol na Argentina tinha linhas tortas. Há 30 anos!

(dr) Rede GNI

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

O insólito estádio Juan Antonio Arias, casa do Liniers, da Argentina

É inacreditável. Em uma manhã ensolarada de Buenos Aires, um diretor da AFA, sem ter mais o que fazer resolveu puxar o telefone do gancho e discar o número de um modesto time que habita a quinta divisão. O motivo: exigir que o clube endireite a marcação do campo, que mais parece um delírio trigonométrico.

O clube em questão é o Liniers, proprietário do acanhado e insólito estádio Juan Antonio Arias, capacidade para 5 mil pessoas, que fica em San Justo, no brioso partido de LA MATANZA, na Grande Buenos Aires.

A Associação de Futebol Argentina subitamente decidiu que não era mais possível admitir um estádio em que uma trave não fica exatamente na frente da outra e um lado do campo é seis metros mais largo de que o oposto.

O detalhe é que a cancha está assim desde a inauguração, há quase 30 anos. Como as linhas não se endireitaram naturalmente com o passar das décadas, a AFA resolveu mostrar agilidade.

O Liniers já começou as obras para voltar a receber jogos no seu estádio, que também abriga partidas de outros times do descenso argentino.

Fundado originalmente no bairro que lhe dá nome, o Liniers foi desalojado de sua primeira casa, na Ciudadela Norte da capital, e precisou comprar uns hectares de terra fora dos limites da cidade, seguindo a rotina de migração de vários clubes porteños.

Segundo o próprio presidente do clube, Marcelo Gómez, falou para o La Nación, eles obviamente tinham noção de que o campo tinha uma disposição geométrica peculiar.

Mas como outros compromissos se mostravam mais urgentes, não viam problema em ter uma goleira praticamente virada para a lateral ou provocar labirintite em algum ponta desavisado correndo gramado a fora.

Porque é bem isto: se um goleiro chuta reto exatamente do seu gol, alguma coisa acontece no meio do caminho e a bola sai pela linha de fundo do arco posto, na linha da pequena área.

Há duas versões para a libertinagem métrica no campo do Liniers.

Uma conta que foi uma tentativa de se aproveitar as partes mais planas do terreno adquirido nos anos 1980, enquanto outra sugere que o campo era torto para que o nascer e o por do sol não atrapalhasse os goleiros nas loucas jornadas do ascenso castelhano.

O presidente lembra que vários cruzamentos costumavam parar dentro do gol, já que os goleiros não tinham qualquer referência, perdidos naquele emaranhado de ângulos lascivos.

E que um tal Silvio Fuentes, canhoto que defendeu o clube, sabedor das peculiaridades da cancha, se lavava de tanto marcar gols olímpicos.

Após todos estes argumentos, impossível encontrar motivos razoáveis para alterar a alma enviesada do estádio, que no mundo do ascenso era simpaticamente conhecido como “la cancha de los arcos torcidos”, algo como “o campo das traves tortas.”

Perde o futebol, perde a poesia. Tudo em nome da frígida perfeição matemática e sua palmatória borrifadora de cal.

O valeroso Liniers revelou para o mundo nomes do porte de Blas Giunta, Pablo Michelini e El Ogro Fabiani, mas não fez uso da assimetria de sua cancha para percorrer caminhos mais longos: jamais disputou sequer a segunda divisão.

Seu habitat é a quarta divisão, que frequentou por 51 temporadas e para onde tenta retornar agora – ocupa a segunda colocação e está engatilhado para fazer sua camisa celeste retomar o rumo e voltar à categoria que frequentava até o semestre passado.

Isso se o imperialismo das linhas retas e o statos quo cartesiano permitirem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …