Brasileira cria repelente natural eficaz contra o mosquito que transmite a febre amarela

Infelizmente o Brasil está passando por um surto seriíssimo de febre amarela. Mas a boa notícia é que depois de 5 anos de pesquisa, a brasileira Fernanda Checchinato desenvolveu um biorrepelente em aerosol que é capaz de proteger a pessoa até 60 dias contra o mosquito transmissor da doença.

O produto é vendido pela Aya Tech, startup onde Fernanda é CEO. Ela é doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e como é alérgica a insetos, diz que sempre teve vontade de criar algo do gênero e a maravilha é que ele é feito a partir dos compostos naturais permetrina e água, sendo totalmente inovador por não agredir seres humanos, animais e o meio ambiente.

O produto chama Protec e sua eficácia já foi comprovada em testes de laboratório. Mas a novidade é que esse spray não é igual aos repelentes que conhecemos, que a gente passa na pele.

O Protec foi desenvolvido para ser espirrado nas roupas e dura até 60 dias se a roupa não for lavada ou até 20 lavagens. Mas ele não precisa ser usado apenas em roupas, você pode espirrar nos sofás, carpetes, piso, parede e até nos vasos de plantas.

O produto ainda não tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas devido ao surto de febre amarela é provável que sua aprovação saia antes do esperado. Fernanda diz que o spray não tem contra indicação e que ele pode ser usado até mesmo pelas grávidas.

Segundo Fernanda, ele não protege as pessoas apenas do mosquito transmissor da febre amarela, mas contra ácaros, traça, formiga, barata, pulgas, carrapatos, muriçocas, borrachudos, pernilongos, moscas e outros insetos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A galáxia mais brilhante do Universo é “canibal”

A galáxia mais brilhante já descoberta no Universo, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas, mas três das suas galáxias satélite, o que pode explicar sua forte luminosidade. De acordo com um novo artigo, …

Brasileiro Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, é preso no Japão

O presidente do conselho de administração da Nissan Motor Co, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, foi detido nesta segunda-feira em Tóquio em uma investigação das autoridades do Japão por supostas irregularidades em suas finanças pessoais, informou …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugere que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

Raro berçário de tubarões nas águas profundas da Irlanda

Um raro viveiro de tubarões, com centenas de adoráveis tubarões-gato-de-boca-preta, foi descoberto nas frias e profundas águas da Irlanda, a 320 quilômetros a oeste da costa. Esse é o maior berçário de tubarões já encontrado …

Cientistas revelam nova razão que explica dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as mudanças climáticas: quanto mais frio é o clima e menos incidência de sol, mais as pessoas tendem a consumir …

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …