Brasileira é a vencedora do maior prêmio do balé na Rússia

(dv) Bolshoi do Brasil

-

A brasileira Amanda Gomes, natural de Goiânia, ganhou um prêmio de balé em uma das competições mais prestigiadas da Rússia. Ela recebeu no último dia 20 a medalha de prata na XIII Moscow Ballet Competition, na categoria sênior duo. Foi a premiação máxima, já que não houve distribuição de medalha de ouro nessa categoria.

Amanda é formada pela Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC). A jovem passou por três fases e concorreu com bailarinas de todo o mundo. O companheiro de dança dela, Mikhail Timaev, venceu na categoria “melhor parceiro”.

Os dois apresentaram um “pas de deux” dos balés “A Bela Adormecida”, “Laurência” e “Lago dos Cisnes”. O concurso acontece a cada quatro anos no Teatro Bolshoi, em Moscou.

“Uma brasileira ganhando um dos maiores concursos de balé, na própria Rússia, é mais uma prova do talento e competência de artistas brasileiros, dentro e fora do pais”, elogiou Pavel Kazarian, diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Nascida em Goiânia, a bailarina de 22 anos (16 de carreira) é solista da Ópera de Kazan, na Rússia. Antes, foi bailarina da Companhia Jovem Bolshoi Brasil durante dois anos.

Amanda chegou a Joinville aos 10 anos com a família para estudar balé. Atualmente, tem no currículo vitórias nos concursos mais importantes do mundo, nos EUA, Turquia, Rússia.

Em julho de 2016, Amanda venceu o The Varna International Ballet Competition, na Bulgária, considerado o maior concurso de dança do mundo. Ela concorreu com 140 bailarinos do mundo inteiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Morre primeiro paciente que se curou da aids

Conhecido como "o paciente de Berlim", Timothy Ray Brown passou por um transplante de células-tronco em 2007 e se curou tanto da aids como de uma leucemia. Mas o câncer retornou nos últimos meses e …

Ausência nas eleições poderá ser justificada pelo celular

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (30) que a justificativa de ausência nas próximas eleições - cujas votações ocorrerão em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) - poderá …

"Mafalda" perde seu criador, Quino, aos 88 anos

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que …

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …