Brasileira é a vencedora do maior prêmio do balé na Rússia

(dv) Bolshoi do Brasil

-

A brasileira Amanda Gomes, natural de Goiânia, ganhou um prêmio de balé em uma das competições mais prestigiadas da Rússia. Ela recebeu no último dia 20 a medalha de prata na XIII Moscow Ballet Competition, na categoria sênior duo. Foi a premiação máxima, já que não houve distribuição de medalha de ouro nessa categoria.

Amanda é formada pela Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC). A jovem passou por três fases e concorreu com bailarinas de todo o mundo. O companheiro de dança dela, Mikhail Timaev, venceu na categoria “melhor parceiro”.

Os dois apresentaram um “pas de deux” dos balés “A Bela Adormecida”, “Laurência” e “Lago dos Cisnes”. O concurso acontece a cada quatro anos no Teatro Bolshoi, em Moscou.

“Uma brasileira ganhando um dos maiores concursos de balé, na própria Rússia, é mais uma prova do talento e competência de artistas brasileiros, dentro e fora do pais”, elogiou Pavel Kazarian, diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Nascida em Goiânia, a bailarina de 22 anos (16 de carreira) é solista da Ópera de Kazan, na Rússia. Antes, foi bailarina da Companhia Jovem Bolshoi Brasil durante dois anos.

Amanda chegou a Joinville aos 10 anos com a família para estudar balé. Atualmente, tem no currículo vitórias nos concursos mais importantes do mundo, nos EUA, Turquia, Rússia.

Em julho de 2016, Amanda venceu o The Varna International Ballet Competition, na Bulgária, considerado o maior concurso de dança do mundo. Ela concorreu com 140 bailarinos do mundo inteiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …