A brasileira Amanda Gomes, natural de Goiânia, ganhou um prêmio de balé em uma das competições mais prestigiadas da Rússia. Ela recebeu no último dia 20 a medalha de prata na XIII Moscow Ballet Competition, na categoria sênior duo. Foi a premiação máxima, já que não houve distribuição de medalha de ouro nessa categoria.
Amanda é formada pela Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC). A jovem passou por três fases e concorreu com bailarinas de todo o mundo. O companheiro de dança dela, Mikhail Timaev, venceu na categoria “melhor parceiro”.
Os dois apresentaram um “pas de deux” dos balés “A Bela Adormecida”, “Laurência” e “Lago dos Cisnes”. O concurso acontece a cada quatro anos no Teatro Bolshoi, em Moscou.
“Uma brasileira ganhando um dos maiores concursos de balé, na própria Rússia, é mais uma prova do talento e competência de artistas brasileiros, dentro e fora do pais”, elogiou Pavel Kazarian, diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Nascida em Goiânia, a bailarina de 22 anos (16 de carreira) é solista da Ópera de Kazan, na Rússia. Antes, foi bailarina da Companhia Jovem Bolshoi Brasil durante dois anos.
Amanda chegou a Joinville aos 10 anos com a família para estudar balé. Atualmente, tem no currículo vitórias nos concursos mais importantes do mundo, nos EUA, Turquia, Rússia.
Em julho de 2016, Amanda venceu o The Varna International Ballet Competition, na Bulgária, considerado o maior concurso de dança do mundo. Ela concorreu com 140 bailarinos do mundo inteiro.