Brasileira é indicada ao “Oscar” do balé na Rússia

(dr) Ramis Nasmiev

A bailarina brasileira Amanda Moraes Gomes

Uma bailarina brasileira, de 22 anos, é uma das indicadas para o prêmio internacional Benois de la Danse, realizado em Moscou, na Rússia, premiação conhecida como o “Oscar” do balé, por ser uma das mais importantes e reconhecidas do mundo.

A bailarina Amanda Moraes Gomes, de 22 anos, é de Goiás. Ela compete pela performance no espetáculo “Esmeralda”, no qual dança como solista.

O balé conta a história de uma cigana desejada por muitos homens e que é falsamente acusada de homicídio, misturando a alegria e leveza da personagem com o drama intenso e trágico que ela vive. O prêmio existe desde de 1992. A premiação ocorrerá nos próximos dias 5 e 6 de junho, no palco do Teatro Bolshoi em Moscou. Amanda

A bailarina conta que foi uma surpresa especial ser nomeada para o prêmio com as demais candidatas.

“O mais importante para mim é poder concorrer com essas bailarinas de nível altíssimo. Elas são bailarinas de classe em que eu mesma me inspiro há muito tempo. Estou ansiosa, não pelo resultado, mas para viver esse momento no Teatro Bolshoi”, contou ao G1.

Amanda é a competidora mais jovem, enquanto as demais concorrentes têm entre 28 e 38 anos. Ela está morando há quatro anos na Rússia para dançar profissionalmente e tem nove premiações internacionais. A brasileira diz que se apaixonou pela dança ainda criança.

Pai e empresário de Amanda, Zeuxis Gomes de Morais Filho, de 49 anos, conta que a filha sempre teve talento para a dança e a nomeação é o reconhecimento do trabalho que ela desempenha desde os 7 anos. Segundo ele, a jovem investe e se destaca na carreira desde criança.

Ela começou fazendo aulas de dança aqui em Goiânia e, aos 9, uma companhia de São Paulo a chamou. Mas só nos mudamos daqui quando ela tinha 10 anos e fomos para Santa Catarina, já que ela passou na seleção do Balé Bolshoi do Brasil. Foi uma das 40 escolhidas entre 120 mil concorrentes. Ela concluiu o curso com 16 anos e desde os 18 está no Balé e Ópera de Kasan, na Rússia”, contou.

Contente, ele diz que toda a família comemorou a indicação dela para o prêmio de melhor bailarina no Benois de la Danse.

“Receber uma indicação desse porte é gratificante demais. No nosso país há ainda grande dificuldade de reconhecimento, mas ela já recebeu nove prêmios internacionais e desde os 13 recebe convites para dançar no exterior”, afirmou.

“Temos muito orgulho. A gente sabe o quanto ela se esforça para chegar aonde ela chegou. Ela conquistou tudo isso”, completou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …