Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou ficou boquiaberto ao ver alguém acabar com a brincadeira em minutos ou até segundos?

No dia 22 de setembro, mestres no cubo mágico de todo o mundo se reúnem em Boston (EUA) para o primeiro Campeonato Mundial de Cubo Mágico, promovido pela Red Bull, e quatro brasileiros estão entre os finalistas.

Foram feitas etapas qualificatórias em 12 países, e os 50 melhores colocados ganharam a chance de competir por prêmios de 7,5 mil dólares em quatro categorias.

São elas: Speed Cubing (montagem mais rápida do cubo com as duas mãos, categorias feminino e masculino); Fastest Hand (montagem mais rápida do cubo com uma mão, categoria mista); e Re-scramble (embaralhar um cubo de acordo com um modelo que será apresentado no momento).

Além das competições, que serão realizadas em estilo mata-mata, sempre em 1 contra 1, o evento contará com a presença do inventor do cubo mágico, o arquiteto húngaro Ernö Rubik (em inglês, o brinquedo leva seu nome e é conhecido como Rubik’s Cube), e do australiano Feliks Zemdegs, recordista mundial na montagem do cubo, em inacreditáveis 4.22 segundos.

Os brasileiros

Diego Meneghetti: gaúcho, tem 30 anos, e participa de uma modalidade inédita nas competições de cubo mágico. Nela, ao invés de deixar o cubo com as cores devidamente separadas, ele precisa montar o cubo de forma desordenada, seguindo fielmente a organização de um cubo modelo.

Ele é um dos principais nomes do Brasil na montagem de cubo com os olhos vendados. Conquistou a vaga durante seletiva em São Paulo, quando montou o cubo em 32.7 segundos.

Iuri Grangeiro: tem 20 anos, nasceu no Recife, e participará da categoria de montagem do cubo com apenas uma mão. Ele é o principal nome do Brasil nessa categoria e já bateu o recorde sul-americano. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 15.720 segundos.

Julia Melo: tem 17 anos, é de São Paulo, e irá representar o país na categoria feminina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 36.2 segundos.

Pedro Roque: tem 23 anos, é de Minas Gerais, e participará da categoria masculina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. Ele já participou de diversas competições, e ficou em segundo lugar em um campeonato internacional em 2015. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 08.340 segundos.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …