Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou ficou boquiaberto ao ver alguém acabar com a brincadeira em minutos ou até segundos?
No dia 22 de setembro, mestres no cubo mágico de todo o mundo se reúnem em Boston (EUA) para o primeiro Campeonato Mundial de Cubo Mágico, promovido pela Red Bull, e quatro brasileiros estão entre os finalistas.
Foram feitas etapas qualificatórias em 12 países, e os 50 melhores colocados ganharam a chance de competir por prêmios de 7,5 mil dólares em quatro categorias.
São elas: Speed Cubing (montagem mais rápida do cubo com as duas mãos, categorias feminino e masculino); Fastest Hand (montagem mais rápida do cubo com uma mão, categoria mista); e Re-scramble (embaralhar um cubo de acordo com um modelo que será apresentado no momento).
Além das competições, que serão realizadas em estilo mata-mata, sempre em 1 contra 1, o evento contará com a presença do inventor do cubo mágico, o arquiteto húngaro Ernö Rubik (em inglês, o brinquedo leva seu nome e é conhecido como Rubik’s Cube), e do australiano Feliks Zemdegs, recordista mundial na montagem do cubo, em inacreditáveis 4.22 segundos.
Os brasileiros
Diego Meneghetti: gaúcho, tem 30 anos, e participa de uma modalidade inédita nas competições de cubo mágico. Nela, ao invés de deixar o cubo com as cores devidamente separadas, ele precisa montar o cubo de forma desordenada, seguindo fielmente a organização de um cubo modelo.
Ele é um dos principais nomes do Brasil na montagem de cubo com os olhos vendados. Conquistou a vaga durante seletiva em São Paulo, quando montou o cubo em 32.7 segundos.
Iuri Grangeiro: tem 20 anos, nasceu no Recife, e participará da categoria de montagem do cubo com apenas uma mão. Ele é o principal nome do Brasil nessa categoria e já bateu o recorde sul-americano. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 15.720 segundos.
Julia Melo: tem 17 anos, é de São Paulo, e irá representar o país na categoria feminina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 36.2 segundos.
Pedro Roque: tem 23 anos, é de Minas Gerais, e participará da categoria masculina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. Ele já participou de diversas competições, e ficou em segundo lugar em um campeonato internacional em 2015. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 08.340 segundos.
Ciberia // Hypeness
monto o cubo em 23 seg