Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou ficou boquiaberto ao ver alguém acabar com a brincadeira em minutos ou até segundos?

No dia 22 de setembro, mestres no cubo mágico de todo o mundo se reúnem em Boston (EUA) para o primeiro Campeonato Mundial de Cubo Mágico, promovido pela Red Bull, e quatro brasileiros estão entre os finalistas.

Foram feitas etapas qualificatórias em 12 países, e os 50 melhores colocados ganharam a chance de competir por prêmios de 7,5 mil dólares em quatro categorias.

São elas: Speed Cubing (montagem mais rápida do cubo com as duas mãos, categorias feminino e masculino); Fastest Hand (montagem mais rápida do cubo com uma mão, categoria mista); e Re-scramble (embaralhar um cubo de acordo com um modelo que será apresentado no momento).

Além das competições, que serão realizadas em estilo mata-mata, sempre em 1 contra 1, o evento contará com a presença do inventor do cubo mágico, o arquiteto húngaro Ernö Rubik (em inglês, o brinquedo leva seu nome e é conhecido como Rubik’s Cube), e do australiano Feliks Zemdegs, recordista mundial na montagem do cubo, em inacreditáveis 4.22 segundos.

Os brasileiros

Diego Meneghetti: gaúcho, tem 30 anos, e participa de uma modalidade inédita nas competições de cubo mágico. Nela, ao invés de deixar o cubo com as cores devidamente separadas, ele precisa montar o cubo de forma desordenada, seguindo fielmente a organização de um cubo modelo.

Ele é um dos principais nomes do Brasil na montagem de cubo com os olhos vendados. Conquistou a vaga durante seletiva em São Paulo, quando montou o cubo em 32.7 segundos.

Iuri Grangeiro: tem 20 anos, nasceu no Recife, e participará da categoria de montagem do cubo com apenas uma mão. Ele é o principal nome do Brasil nessa categoria e já bateu o recorde sul-americano. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 15.720 segundos.

Julia Melo: tem 17 anos, é de São Paulo, e irá representar o país na categoria feminina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 36.2 segundos.

Pedro Roque: tem 23 anos, é de Minas Gerais, e participará da categoria masculina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. Ele já participou de diversas competições, e ficou em segundo lugar em um campeonato internacional em 2015. Conquistou a vaga para a final montando o cubo em 08.340 segundos.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …