Em várias regiões do mundo, a falta de acesso à água potável é um problema crônico. Milhões de pessoas sofrem com a escassez desse recurso essencial para a vida.
Atenta a esse quadro preocupante, a Stella Artois, em parceria com a ONG Water.org, co-fundada pelo ator Matt Damon e Gary White, criou a campanha global Buy a Lady a Drink, que visa promover o acesso à água em cenários de escassez.
Lançada dois anos atrás, a campanha, que já beneficiou 14 países, chegou ao Brasil este ano, no Dia Mundial da Água (22 de março). Para realizar a ação, a Stella lançou três cálices exclusivos e de edição limitada. O lucro das vendas será integralmente revertido para a Water.org.
“Queremos convidar nossos consumidores a fazer parte dessa geração que marcará essa mudança e a deixarem o seu legado no mundo”, ressalta Daniel Feitoza, gerente de marketing da Stella Artois.
Com o mote #1Cálice5anos, a iniciativa garante que cada item vendido no país corresponda a cinco anos de acesso à água para as comunidades mapeadas pela ONG. A implementação está prevista para o segundo semestre de 2017.
Os cálices são inspirados na arte local do Brasil, Camboja e Uganda. No Brasil, a cerveja convidou Fernando Chamarrelli, artista autodidata, que mesclou estilos e inspirações, resultando em obras surrealistas. O artista diz que seu cálice representa a importância do recurso hídrico nas regiões que serão impactadas pela iniciativa.
Uma das pessoas beneficiadas pela campanha é a jovem costureira Elizabeth, mãe de North Kapuoni, do Quênia. Por meio de um programa capitaneado pela Water.og, a jovem não precisa mais caminhar cerca de seis horas por dia para coletar água para sua família.
“Eu tenho quatro filhas, e é muito difícil imaginar elas terem que andar muitas horas todos os dias para pegar água, assim como milhares de mulheres fazem diariamente”, afirma Matt Damon, co-fundador da Water.Org.
// EcoD