É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem?

Inúmeros estudos investigaram o que acontece com o seu corpo quando consome alimentos altamente calóricos em excesso: acúmulo de gordura, problemas de controle hormonal, problemas musculares e na gordura corporal.

Mas não sabemos muito sobre como o corpo reage durante indulgências ocasionais de excesso de alimentos ou se elas podem causar danos a saúde, que foi o objetivo de um estudo recente publicado na Cambrige University Press.

Nossos corpos sempre estão disponíveis para comer muito e acumular muita gordura em pouco tempo quando abusamos nas calorias diárias. E isso não é bom já que mesmo um 24 horas de abusos alimentares podem ter resultados ruins para o metabolismo do seu corpo.

A última pesquisa avaliou o que acontece com o corpo após a refeição quando continuamos comendo mesmo depois de estarmos satisfeitos.

Os pesquisadores deram pizza para 14 voluntários (homens saudáveis entre 22 e 27 anos de idade) e disse para comerem até alcançarem a saciedade. Cada um comeu uma média de 1500 calorias. Um pouco menos do que uma pizza grande.

Em um dia diferente os pesquisadores mandaram os voluntários comerem até não aguentarem mais, muito além do ponto em que estavam satisfeitos. Eles comeram o dobro, em média (3 mil calorias). Mas alguns dos voluntários tiveram a capacidade de ingerir quase 2,5 pizzas grandes (4.800 calorias).

Isso indica que quando estamos satisfeitos estamos na metade da nossa capacidade de ingestão total.

A surpresa dos pesquisadores

A hipótese dos pesquisadores é de que o corpo tivesse dificuldade em lidar com o exagero na ingestão de calorias e que a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue disparassem. Mas estavam enganados.

Os níveis de açúcar no sangue dos voluntários foi monitorado com regularidade nas horas seguintes e apesar da tremenda diferença do volume de comida consumido na segunda refeição o aumento do açúcar no sangue foi pequeno.

Um saudável metabolismo é aquele que consegue manter a gordura e o açúcar em níveis normais no sangue. Problemas em manter estes níveis podem prever o risco de várias doenças como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Nos voluntários saudáveis que realizavam atividades físicas o corpo consegue manter os níveis de gordura e açúcar do sangue em níveis controlados, apesar do corpo ter que trabalhar um pouco mais no caso de indulgências ocasionais para controlar o metabolismo.

Houve maior liberação de hormônios do pâncreas e outros órgãos digestivos e o ritmo cardíaco acelerou o que indica que o corpo estava se esforçando mais do que o normal.

Os voluntários apresentaram menos energia, sono e pouca vontade de comer doces, mesmo depois de quatro horas de se empanturrarem de pizza.

Comer muito em uma única refeição faz mal?

O excesso ocasional não parece ser danoso para a saúde, de acordo com estes resultados.

Mas comer muito em várias refeições repetidamente é perigoso e pode causar síndrome metabólica que é uma mistura de obesidade, diabetes e hipertensão. Ou seja, o corpo humano perde a capacidade de reagir.

Os resultados mostraram que o metabolismo tem uma excelente capacidade de lidar com o excesso ocasional de calorias, ao menos nestes 14 indivíduos saudáveis e fisicamente ativos.

Os corpos humanos são extremamente adaptáveis já que, no nosso histórico evolutivo, passamos fome de tempos em tempos e uma grande refeição, como uma árvore cheia de frutas, por exemplo, poderia ser uma oportunidade rara que deveria ser aproveitada a todo custo.

É importante lembrar que o estudo foi realizado com indivíduos saudáveis e fisicamente ativos e que ingerir mais calorias do que o necessário com regularidade pode causar danos a saúde como obesidade, diabetes tipo 2 e pressão alta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …