Mega-terremoto vai arrasar cidade europeia nos próximos 30 anos

Moyan Brenn / Wikimedia

Istambul, Turquia

Istambul, Turquia

Um sismo de magnitude 7.6 vai arrasar a cidade europeia de Istambul nos próximos 30 anos. A certeza é de um dos mais conceituados geofísicos europeus, que afirma que este mega-terremoto é “inevitável”.

Xavier Le Pichon, geofísico francês que descobriu a teoria das placas tectônicas, vaticina que vai ocorrer na zona de Istambul, na parte europeia da Turquia, um sismo de magnitude 7.6 que deverá ser avassalador.

Em declarações divulgadas pelo canal turco Haberturk, o cientista – que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia – prevê que esse mega-terremoto ocorra nalguma altura nos próximos 30 anos.

Le Pichon afirma que o sismo é “inevitável” e salienta que seu epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilômetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.

“Haverá um terremoto muito forte e, se houver dois, como em 1766, vão acontecer com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico citado pelo RT.com.

O cientista se baseia em dados recolhidos pelo barco de pesquisa francês Le Suroit, que se dedica a estudar a zona da falha tectônica do mar de Mármara desde o grande terremoto de 1999, que ocorreu perto de Izmit.

Este sismo de 7.6 terá morto 40 mil pessoas, embora os registros oficiais confirmem apenas menos de 20 mil mortes.

Nessa altura, os investigadores detectaram que a Falha Anatólia Norte estava se aproximando da província de Mármara e que se moveu numa linha única.

Mikenorton / Wikipedia

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

“Observamos que o rácio de movimento nessa falha geológica é de 20 milímetros por ano e acrescentamos que a última fissura nesta linha ocorreu depois de dois grandes terremotos em 1766 que aconteceram em Istambul”, salienta Le Pinchon

“Também reparamos que se pode esperar um sismo de magnitude 7.6 nos próximos 30 anos“, diz o cientista, citado pelo Hurriyetdailynews.com.

Esse não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terremoto de grandes dimensões na zona de Istambul nos próximos anos. Outros especialistas já fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.

Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terremoto vai afetar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …

Os cinco pontos de atrito entre EUA e UE no encontro entre Biden e líderes europeus

Depois do G7 e da Otan, Joe Biden se encontra com líderes da União Europeia em Bruxelas nesta terça-feira (15) para relançar uma parceria prejudicada pelos anos Trump. Depois da crise de relacionamento com …

Após ignorar Pfizer, Bolsonaro pede antecipação de doses

Segundo participantes de reunião, farmacêutica disse que vai se esforçar para adiantar entrega de doses de sua vacina. Empresa fez primeira oferta ao Brasil em agosto, mas contrato só foi fechado em março. O presidente Jair …

Covid: 3 critérios para mundo voltar a abrir portas para turistas do Brasil

Com o avanço da vacinação contra a covid pelo mundo, países começam a abrir as fronteiras para turistas imunizados, sem necessidade de quarentena. Mas o Brasil tem ficado de fora da nova flexibilização. A União …