Mega-terremoto vai arrasar cidade europeia nos próximos 30 anos

Moyan Brenn / Wikimedia

Istambul, Turquia

Istambul, Turquia

Um sismo de magnitude 7.6 vai arrasar a cidade europeia de Istambul nos próximos 30 anos. A certeza é de um dos mais conceituados geofísicos europeus, que afirma que este mega-terremoto é “inevitável”.

Xavier Le Pichon, geofísico francês que descobriu a teoria das placas tectônicas, vaticina que vai ocorrer na zona de Istambul, na parte europeia da Turquia, um sismo de magnitude 7.6 que deverá ser avassalador.

Em declarações divulgadas pelo canal turco Haberturk, o cientista – que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia – prevê que esse mega-terremoto ocorra nalguma altura nos próximos 30 anos.

Le Pichon afirma que o sismo é “inevitável” e salienta que seu epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilômetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.

“Haverá um terremoto muito forte e, se houver dois, como em 1766, vão acontecer com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico citado pelo RT.com.

O cientista se baseia em dados recolhidos pelo barco de pesquisa francês Le Suroit, que se dedica a estudar a zona da falha tectônica do mar de Mármara desde o grande terremoto de 1999, que ocorreu perto de Izmit.

Este sismo de 7.6 terá morto 40 mil pessoas, embora os registros oficiais confirmem apenas menos de 20 mil mortes.

Nessa altura, os investigadores detectaram que a Falha Anatólia Norte estava se aproximando da província de Mármara e que se moveu numa linha única.

Mikenorton / Wikipedia

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

“Observamos que o rácio de movimento nessa falha geológica é de 20 milímetros por ano e acrescentamos que a última fissura nesta linha ocorreu depois de dois grandes terremotos em 1766 que aconteceram em Istambul”, salienta Le Pinchon

“Também reparamos que se pode esperar um sismo de magnitude 7.6 nos próximos 30 anos“, diz o cientista, citado pelo Hurriyetdailynews.com.

Esse não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terremoto de grandes dimensões na zona de Istambul nos próximos anos. Outros especialistas já fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.

Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terremoto vai afetar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …