Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

(dr) Historic England

Marcas deixadas por uma estrutura cerimonial perto de Oxford, datas de 4000 a.C. a 700 a.C.

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão (inverno no Brasil) continua a revelar vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido – entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico.

Imagens aéreas mostraram pela primeira vez monumentos cerimoniais do Período Neolítico, assentamentos da Idade do Ferro, mamoas – pequenos montes artificiais que recobrem monumentos fúnebres – e uma fazenda do Império Romano.

Estes vestígios apareceram como marcas gravadas no terreno em diversas regiões, perceptíveis pelas diferenças de cor ou pela altura da vegetação.

A Historic England, instituição responsável pelaa preservação do patrimônio histórico do país, disse que o clima tornou as condições “ideais” para que as marcas pudessem ser vistas com a secura dos solos.

Entre as descobertas estão dois monumentos do Período Neolítico encontrados perto do município de Milton Keynes, a cerca de 70 quilômetros de Londres.

Acredita-se que os longos retângulos perto de Clifton Reynes, na mesma área, sejam caminhos ou trajetos de procissão que datam de 3600 a.C. a 3000 a.C., o que os torna os mais antigos do país.

Várias outras marcas encontradas em um campo cerimonial perto de Eynsham, a poucos quilômetros de Oxford, datam de 4000 a.C. a 700 a.C. Monumentos aos mortos, um assentamento e um círculo de sepulturas podem ser vistos em marcas gravadas na plantação, em uma área que já era protegida.

Entre as descobertas estão também marcas de um assentamento em círculo na cidade de St. Ive, na Cornualha, um assentamento pré-histórico com trincheiras concêntricas em Lansallos, também no sudoeste do país.

Foram identificados: uma mamoa quadrada da Idade do Ferro e carrinho de mão em Pocklington, Yorkshire; uma mamoa da Idade do Bronze, uma série de valas que podem indicar uma fronteira em Scropton, Derbyshire; um assentamento ou cemitério em Stoke-by-Clare, Suffolk.

E ainda uma fazenda romana em um gramado em Bicton, Devon; fazendas pré-históricas em Stogumber, Somerset e as bases soterradas de Tixall Hall, palácio medieval em Staffordshire.

As bases soterradas de Tixall Hall, construído em 1555, também emergiram

Duncan Wilson, presidente da Historic England, afirmou que “a descoberta de fazendas antigas, assentamentos e monumentos do Período Neolítico é muito empolgante. O tempo abriu diversas áreas de uma só vez. Tem sido fascinante ver tantos traços do nosso passado serem revelados graficamente.”

A Historic England usa fotos aérea das marcas para produzir mapas arqueológicos para ajudar a determinar a importância das ruínas soterradas. O registro pode também ajudar na hora de tomar decisões no futuro quanto aos locais onde se pode construir ou plantar.

Helen Winton, pesquisadora aérea e gerente de mapeamento, disse: “Durante muito tempo, este é o primeiro ano excepcional. É muito empolgante ter calor durante tantos dias. A última vez que tivemos algo assim foi em 2011, quando descobrimos 1,5 mil sítios”.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …