Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

(dr) Historic England

Marcas deixadas por uma estrutura cerimonial perto de Oxford, datas de 4000 a.C. a 700 a.C.

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão (inverno no Brasil) continua a revelar vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido – entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico.

Imagens aéreas mostraram pela primeira vez monumentos cerimoniais do Período Neolítico, assentamentos da Idade do Ferro, mamoas – pequenos montes artificiais que recobrem monumentos fúnebres – e uma fazenda do Império Romano.

Estes vestígios apareceram como marcas gravadas no terreno em diversas regiões, perceptíveis pelas diferenças de cor ou pela altura da vegetação.

A Historic England, instituição responsável pelaa preservação do patrimônio histórico do país, disse que o clima tornou as condições “ideais” para que as marcas pudessem ser vistas com a secura dos solos.

Entre as descobertas estão dois monumentos do Período Neolítico encontrados perto do município de Milton Keynes, a cerca de 70 quilômetros de Londres.

Acredita-se que os longos retângulos perto de Clifton Reynes, na mesma área, sejam caminhos ou trajetos de procissão que datam de 3600 a.C. a 3000 a.C., o que os torna os mais antigos do país.

Várias outras marcas encontradas em um campo cerimonial perto de Eynsham, a poucos quilômetros de Oxford, datam de 4000 a.C. a 700 a.C. Monumentos aos mortos, um assentamento e um círculo de sepulturas podem ser vistos em marcas gravadas na plantação, em uma área que já era protegida.

Entre as descobertas estão também marcas de um assentamento em círculo na cidade de St. Ive, na Cornualha, um assentamento pré-histórico com trincheiras concêntricas em Lansallos, também no sudoeste do país.

Foram identificados: uma mamoa quadrada da Idade do Ferro e carrinho de mão em Pocklington, Yorkshire; uma mamoa da Idade do Bronze, uma série de valas que podem indicar uma fronteira em Scropton, Derbyshire; um assentamento ou cemitério em Stoke-by-Clare, Suffolk.

E ainda uma fazenda romana em um gramado em Bicton, Devon; fazendas pré-históricas em Stogumber, Somerset e as bases soterradas de Tixall Hall, palácio medieval em Staffordshire.

As bases soterradas de Tixall Hall, construído em 1555, também emergiram

Duncan Wilson, presidente da Historic England, afirmou que “a descoberta de fazendas antigas, assentamentos e monumentos do Período Neolítico é muito empolgante. O tempo abriu diversas áreas de uma só vez. Tem sido fascinante ver tantos traços do nosso passado serem revelados graficamente.”

A Historic England usa fotos aérea das marcas para produzir mapas arqueológicos para ajudar a determinar a importância das ruínas soterradas. O registro pode também ajudar na hora de tomar decisões no futuro quanto aos locais onde se pode construir ou plantar.

Helen Winton, pesquisadora aérea e gerente de mapeamento, disse: “Durante muito tempo, este é o primeiro ano excepcional. É muito empolgante ter calor durante tantos dias. A última vez que tivemos algo assim foi em 2011, quando descobrimos 1,5 mil sítios”.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas. Ao estudarem as formações geológicas do planeta, a partir de imagens de satélite, os especialistas chegaram à …

Herança espacial: vidro e areia contêm vestígios de estrelas milenares

Uma equipe de cientistas detectou sílica – o principal componente do vidro – nos vestígios de duas supernovas localizadas a milhões de anos-luz da Terra. A descoberta contou com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer da …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …