Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

(dr) Historic England

Marcas deixadas por uma estrutura cerimonial perto de Oxford, datas de 4000 a.C. a 700 a.C.

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão (inverno no Brasil) continua a revelar vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido – entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico.

Imagens aéreas mostraram pela primeira vez monumentos cerimoniais do Período Neolítico, assentamentos da Idade do Ferro, mamoas – pequenos montes artificiais que recobrem monumentos fúnebres – e uma fazenda do Império Romano.

Estes vestígios apareceram como marcas gravadas no terreno em diversas regiões, perceptíveis pelas diferenças de cor ou pela altura da vegetação.

A Historic England, instituição responsável pelaa preservação do patrimônio histórico do país, disse que o clima tornou as condições “ideais” para que as marcas pudessem ser vistas com a secura dos solos.

Entre as descobertas estão dois monumentos do Período Neolítico encontrados perto do município de Milton Keynes, a cerca de 70 quilômetros de Londres.

Acredita-se que os longos retângulos perto de Clifton Reynes, na mesma área, sejam caminhos ou trajetos de procissão que datam de 3600 a.C. a 3000 a.C., o que os torna os mais antigos do país.

Várias outras marcas encontradas em um campo cerimonial perto de Eynsham, a poucos quilômetros de Oxford, datam de 4000 a.C. a 700 a.C. Monumentos aos mortos, um assentamento e um círculo de sepulturas podem ser vistos em marcas gravadas na plantação, em uma área que já era protegida.

Entre as descobertas estão também marcas de um assentamento em círculo na cidade de St. Ive, na Cornualha, um assentamento pré-histórico com trincheiras concêntricas em Lansallos, também no sudoeste do país.

Foram identificados: uma mamoa quadrada da Idade do Ferro e carrinho de mão em Pocklington, Yorkshire; uma mamoa da Idade do Bronze, uma série de valas que podem indicar uma fronteira em Scropton, Derbyshire; um assentamento ou cemitério em Stoke-by-Clare, Suffolk.

E ainda uma fazenda romana em um gramado em Bicton, Devon; fazendas pré-históricas em Stogumber, Somerset e as bases soterradas de Tixall Hall, palácio medieval em Staffordshire.

As bases soterradas de Tixall Hall, construído em 1555, também emergiram

Duncan Wilson, presidente da Historic England, afirmou que “a descoberta de fazendas antigas, assentamentos e monumentos do Período Neolítico é muito empolgante. O tempo abriu diversas áreas de uma só vez. Tem sido fascinante ver tantos traços do nosso passado serem revelados graficamente.”

A Historic England usa fotos aérea das marcas para produzir mapas arqueológicos para ajudar a determinar a importância das ruínas soterradas. O registro pode também ajudar na hora de tomar decisões no futuro quanto aos locais onde se pode construir ou plantar.

Helen Winton, pesquisadora aérea e gerente de mapeamento, disse: “Durante muito tempo, este é o primeiro ano excepcional. É muito empolgante ter calor durante tantos dias. A última vez que tivemos algo assim foi em 2011, quando descobrimos 1,5 mil sítios”.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …