Campeãs da sobrevivência, as mulheres são mesmo o sexo mais forte

Um estudo recente comprovou que as mulheres são mais resistentes e têm maiores probabilidades de sobrevivência em períodos de fome e doenças do que os homens.

Um novo estudo, publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revela que as mulheres não só têm uma expectativa média de vida superior à dos homens como a vantagem se mantém mesmo em tempos de adversidades, como fome, epidemias ou escravidão.

No estudo, foram analisados os registros de mortalidade – que datam de há quase 250 anos – com dados de pessoas que morreram precocemente por fome, doença ou falta de condições. Em circunstâncias em que a mortalidade era alta para ambos os sexos, os pesquisadores descobriram que as mulheres viviam mais que o sexo masculino.

O estudo – liderado por Virgilia Zarulli, professora da Universidade do Sul da Dinamarca e pelo cientista James Vaupel, da Universidade de Duke, nos EUA – comprova que, em alguns casos, as mulheres viviam apenas alguns meses a mais que os homens, mas em outros viviam até quatro anos mais.

Os pesquisadores analisaram vários grupos de populações que passaram por períodos adversos e, segundo Zarulli, a diferença está na presença do duplo cromossomo X nas mulheres.

Esta “presença dupla” pode ser vantajosa para as mulheres ao evitar que sofram de doenças com origem em um dos cromossomas sexuais – que se manifestaria nos homens por só terem um cromossomo X e, no caso da mulher, é “abafado” pelos genes homólogos do outro cromossomo.

De acordo com o Público, a presença de estrogênio também ajuda a fortalecer o sistema imunológico da mulher contra doenças infecciosas e pode ter efeitos anti-inflamatórios. Pelo contrário, a testosterona pode estar associada a um maior risco de mortalidade em algumas doenças.

Já há muitos anos que se percebeu que as mulheres têm uma expectativa média de vida maior que a dos homens. No entanto, este estudo veio comprovar que, mesmo em situações complicadas, as mulheres vivem mais, sendo mais resistentes.

Além disso, as conclusões do estudo revelam que as “campeãs da expectativa de vida” vivem mais tanto por influência de fatores sociais, mas também por culpa dos fatores biológicos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …