Pela primeira vez, AVC mata mais mulheres do que homens

Maior participação no mercado de trabalho, mudança nos hábitos alimentares, falta de prevenção e questões culturais. São os fatores que explicam um dado alarmante: o número de mulheres que morreram vítimas de AVC superou o de homens.

Os dados mais recentes, relativos a 2015, foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia no congresso da categoria. Foram 50.252 mulheres mortas, curiosamente uma morte a mais que entre vítimas do sexo masculino.

O mais grave é quando olhamos em perspectiva: entre 2010 e 2015, as mortes por AVC entre homens seguiram uma tendência de queda, o oposto do que aconteceu com as mulheres.

A cardiologista Amanda Guerra Sousa é diretora-geral do Instituto Dante Pazzanese e presidente do 72º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Ela aponta que, quando o assunto é o coração, há entre os homens uma cultura maior de prevenção.

Além disso, Amanda diz que a maior inserção no mercado de trabalho e a chamada “dupla jornada” aumentou o estresse entre as mulheres e modificou os hábitos alimentares dela.

“As mulheres foram acostumadas a cuidar da prevenção oncológica (cânceres). E nós nos preocupamos muito com a prevenção cardiovascular dos homens. Ainda que elas tenham uma proteção hormonal até a quinta década, elas são altamente acometidas por esses problemas obstrutivos, e a prevenção é a chave do sucesso e chave do tratamento”.

“A mulher foi lançada ao mercado de trabalho em idades mais jovens, em responsabilidade de dupla jornada, no lar, em casa. As trabalhadoras lançam mão daquela rápida comida no meio do dia que faz mal para o homem e para a mulher”.

O infarto continua sendo a maior causa de mortes no Brasil, a exemplo do que acontece no mundo. Em 2015, foram quase 112 mil casos. A proporção de mulheres mortas por infarto aumenta em ritmo acelerado: há 50 anos, era de uma mulher para nove homens. Em 2015, foi de quatro mulheres para seis homens.

Internações por urgência

As internações cardiovasculares por urgência representam quase 82% de todas as internações por problemas do coração. Para o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o dado é grave porque mostra a falta de cuidados preventivos. Nas internações por urgência, as chances de morte são quatro vezes maiores do que nos procedimentos programados com antecedência.

“Metade desses infartos poderiam ser previnidos ou postergados. Principalmente com o controle dos fatores de risco: hipertensão, diabetes, colesterol, não fumar, ter alimentação um pouco saudável –sabemos que é impossível tê-la toda saudável”.

“No Brasil, só 20% dos hipertensos fazem o controle adequado, o mesmo acontece com quem tem diabetes ou colesterol elevado. Muitos sabem que têm as doenças e os fatores de risco, mas não se tratam. Os fatores de risco muitas vezes são inaparentes, são assintomáticos.”

Outro estudo apresentado no congresso aponta que dietas com alto teor de carboidratos estão diretamente associadas com o aumento da mortalidade. Ainda assim, os pesquisadores não recomendam dietas que restrinjam grupos de alimentos, mesmo os carboidratos, as chamadas “low carb”. A chave é sempre ter uma dieta equilibrada, evitando o consumo de produtos industrializados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …