Empresas do Canadá procuram brasileiros que queiram trabalhar por lá

Os brasileiros estão entre os preferidos de empresas de Quebec, cidade de língua francesa no Canadá, para trabalharem no país. Os recrutadores vêm até o Brasil em abril para entrevistar e selecionar os profissionais.

Com mercado de trabalho em ebulição nas áreas de TI e Indústria (Usinagem), estão disponíveis 251 vagas. As inscrições são gratuitas no processo seletivo. Elas são feitas por meio de cadastro no site Quebec na Cabeça e envio do currículo em francês. O prazo termina no dia 25 de março.

Saber francês é o requisito em comum para todas as vagas, mas os níveis de idioma exigidos pelas empresas variam e podem ser consultados na descrição das vagas que podem ser consultadas também no site Quebec na Cabeça.

“Os trabalhos são temporários e variam de 1 a 3 anos e podem ser renovados, pois a necessidade desses profissionais é grande na região“, diz Janaina Kamide, conselheira em atração de talentos da agência Québec International, que promove o desenvolvimento da região e é responsável pela missão de recrutamento.

A cidade de Quebec tem a maior taxa de empregos da província canadense, e até 2021 a previsão é que surjam 20 mil novos postos de trabalho.

Os trâmites necessários para fins de imigração são feitos com a ajuda da empresa que vai contratar os brasileiros, os custos do processo também são pagos por elas. “Após um ano no território de Quebec, se desejar, o profissional pode começar as etapas para solicitar o visto permanente e assim estabelecer residência no país”, diz Janaína.

Oportunidades

Só na área de TI, são 19,5 mil pessoas trabalhando em mais de 540 empresas.

A missão quer atrair brasileiros formados em ciência da computação, sistemas de informação, tecnologia em redes de computadores, engenharia elétrica e eletrônica, além de tecnólogos em informática.

As funções em tecnologia que têm a maior demanda são para analista programador .NET, engenheiro de sistemas, arquiteto em infraestrutura tecnológica, consultor em arquitetura JAVA, consultor em arquitetura orgânica .NET, analista funcional, integrador SharePoint on-line, arquiteto de sistemas, analista programador em Microsoft .NET, analista programador software livre ou JAVA, desenvolvedor COBOL.

Para profissionais em usinagem, as empresas querem especialistas com experiência em eletromecânica, técnico em controle de instrumentação, mecânica industrial, operação e programação de máquinas, operação de máquinas CNC e soldagem.

Entrevistas no Brasil

Nesta edição, a novidade é que os recrutadores vêm até o Brasil em abril e as conversas serão presenciais em São Paulo. “A agência Québec Internacional acompanhará gestores contratantes de 11 empresas da cidade de Québec e região ao Brasil”, diz Janaína.

A seleção e convocação dos candidatos serão realizadas entre os dias 2 e 13 de abril e as entrevistas, nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

É uma missão exclusiva para candidatos do Brasil. Entre vários países da América Latina que estavam sendo cotados para receber a visita das empresas, o Brasil foi o escolhido, pois os profissionais brasileiros são bem-conceituados em Québec”, diz Janaína. Iniciativas diferentes de recrutamento, no entanto, serão realizadas em maio e junho na França e na Tunísia, de acordo com ela.

Entre os motivos pelos quais os brasileiros são os preferidos pelas empresas estão o bom nível de formação acadêmica, a qualidade da experiência profissional e também pelo conhecimento de francês.

“A abertura em aprender francês para os que ainda não têm o domínio do idioma, que é a única língua oficial da província, também é uma boa característica do povo brasileiro e sobretudo por possuírem ótima capacidade de adaptação à cultura quebequense”, explica Janaína.

“Temos muitos relatos de pessoas que se prepararam durante alguns meses e conseguiram uma vaga”, diz.

Ela recomenda que os interessados não deixem a inscrição para a última hora, já que a seleção de currículos já começou. “Quanto antes se candidatarem, maiores serão as chances de terem seu CV analisado com plena atenção”, diz.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …