Empresas de tabaco dos EUA serão obrigadas a fazer campanha contra cigarro

A partir do próximo sábado, as maiores empresas tabaqueiras dos EUA serão obrigadas a lançar anúncios dizendo com clareza e objetividade sobre o perigo e os efeitos de fumar.

Historicamente as companhias de cigarro sempre deram um jeito de esconder ou amenizar os terríveis males que o fumo provoca – ora, no passado, fingindo absurdamente que o cigarro fazia bem, ora simplesmente usando evasivas abstratas para comentar os efeitos que o tabagismo pode trazer aos usuários.

A partir do próximo sábado, porém, nos EUA, as maiores empresas de tal ramo serão obrigadas a lançar anúncios dizendo com clareza e objetividade sobre o perigo e os efeitos de fumar.

Chamados de “declarações corretivas”, os anúncios – impostos por decisão da suprema corte – serão veiculados nos jornais e na TV, para tentar contornar as muitas décadas de negligência de tal indústria sobre o impacto na saúde e o quão viciante o cigarro é. Parte da punição é obrigar as empresas a veicularem e pagarem pelos anúncios.

Os informes também virão nos sites das companhias e em breve nos próprios maços de cigarro. Um anúncio online explicou em detalhes o conteúdo que as empresas terão de divulgar.

“A corte federal ordenou que as empresas Altria, RJ Reynolds, Lorillard e Philip Morris USA façam esse anúncio sobre os efeitos sobre a saúde do tabagismo. Fumar mata, na média, 1200 americanos diariamente”, diz o anúncio, que concluiu de forma clara e direta que “mais pessoas morrem todo ano pelo cigarro do que por assassinato, AIDS, suicídio, drogas, acidentes de carro e álcool juntos”.

)dr=

A briga da corte americana com as grandes empresas de cigarro já dura 11 anos, quando as companhias primeiro perderam a causa, mas seguiram paralisando o processo disputando detalhes sobre os termos, o texto, as medidas e as imagens dos anúncios.

Se tal medida significará uma mudança real nos hábitos da população e no orçamento de tais empresas, isso só o futuro dirá. Obrigar as empresas – não só de cigarro, mas de alimentos, álcool e tantas outras drogas legais – a dizer a verdade deveria ser o mínimo para que se possa sequer começar tais debates.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …