Sites falsos de ofertas de empregos estão sendo usados para enganar brasileiros

Os hackers disponibilizam sites falsos com supostas vagas de emprego, porém, na verdade, tudo não passa de um método para disseminar malwares.

Como bem sabemos, não está sendo muito fácil encontrar um trabalho no Brasil, muitas pessoas então em buscas de oportunidades.

Cibercriminosos, aproveitando a onda de desemprego, que atingiu 11,8% no terceiro trimestre do ano, estão usando sites falsos para enganar internautas no país.

Os hackers disponibilizam sites falsos com supostas vagas de emprego, porém, na verdade, tudo não passa de um método para disseminar malwares bancários com a finalidade de roubar dados e dinheiro das vítimas.

A descoberta foi feita pela empresa Kaspersky Lab. De acordo com os pesquisadores, a fraude usa, inclusive, nomes de grandes empresas e redes de varejos do país para pode enganar os internautas que estão em busca de emprego.

O trojan está disfarçado de um formulário de cadastro para a suposta vaga, exigindo que seja baixado e aberto pelo usuário interessado, o que inclui arquivos .ZIP maliciosos, entre outros.

A Kaspersky explica que a vítima, ao baixar o arquivo, terá a sua máquina infectada por um trojan bancário, deixando em risco os seus dados financeiros.

Os cibercriminosos costumam divulgar os sites falsos nas redes sociais e ainda via e-mail. Por isso, é preciso ter bastante cuidado ao abrir um site desconhecido, mesmo que a oferta pareça interessante.

“Pessoas interessadas em encontrar vagas de emprego on-line devem ficar muito atentas para não cair nessas armadilhas”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

“Os sites criados pelos cibercriminosos são quase idênticos aos verdadeiros, mas foram registrados por criminosos para infectar visitantes e muita gente desempregada pode cair no golpe”, alerta ainda o analista.

A Kaspersky deixa algumas dicas para quem está em busca de trabalho e não quer cair em algum golpe:

  • não confie em resultados patrocinados nos sites de busca
  • cuidado com arquivos executáveis baixados em sites
  • manter sempre um bom antivírus instalado na sua máquina
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …