Carro autônomo é uma das 5 tendências em mobilidade para 2023

(cv) Waymo / YouTube

Carro autônomo da Waymo

Os carros autônomos vêm sendo desenvolvidos há muito tempo por empresas como Tesla, Waymo, Baidu, Honda e Volvo. Alguns deles até já estão rodando por cidades da China e dos Estados Unidos em robotáxis sem motorista.

O iminente crescimento do setor, embora ainda lento, colocou o carro autônomo como uma das 5 tendências em mobilidade urbana para 2023.

A constatação foi feita por Alécio Cavalcante, co-CEO da Ubiz Car, startup voltada para mobilidade urbana, a partir dos resultados de um estudo da consultoria inglesa Ernst & Young. Os números projetam que os carros autônomos representarão 75% do total de veículos vendidos no mundo em 2030.

“Já são muitas as marcas que investem no desenvolvimento de carros que não necessariamente precisam de um motorista, e essa é uma forte tendência para o futuro”, avisou Cavalcante. “Mesmo que não tenhamos uma frota relevante de veículos autônomos no ano que vem, vamos ouvir falar muito desse assunto e suas consequências a partir de agora”, completou o executivo.

À reportagem do Canaltech, o co-CEO da startup de mobilidade alertou, porém, que a automação completa dos carros não é algo tangível tão cedo, principalmente por conta dos preços fora da realidade da maior parte da população.

“Existem diversos níveis de carros autônomos. Quando falamos dos modelos com funções mais básicas, como virar o volante e aceleração, já é possível encontrar alguns modelos no mercado, entretanto, a automação total não está próxima da realidade no Brasil, principalmente pelo alto custo dos modelos”, disse Cavalcante.

Alécio Cavalcante elencou um outro ponto do setor automotivo como forte tendência em mobilidade urbana para 2023 e nos próximos anos. Segundo o executivo, os jovens no Brasil estão cada vez menos interessados em ter o próprio carro, optando por aplicativos de viagem para se locomover.

“As gerações que estão em sua juventude agora já não querem tanto o carro próprio, seja por causa dos custos com gasolina, seguro, mecânico, como também pelas opções facilitadoras que existem hoje em dia, que seriam a grande gama de apps de mobilidade disponíveis”.

5 tendências em mobilidade urbana para 2023

Além das duas tendências ligadas diretamente ao segmento automotivo, o CEO da startup especialista em mobilidade urbana levantou mais três pontos que estarão em alta no setor em 2023.

Ele usou como base o relatório da Liga Insights Mobilidade, que projetou um crescimento de até 75% do mercado global de mobilidade até 2030, principalmente após a expansão do 5G para cidades com mais de 500 mil habitantes.

A lista completa de tendências indicadas pelo executivo da Ubiz Car é a seguinte:

  1. Pagamentos digitais: uso de QR Code em transporte público e pagamento via pix em viagens por aplicativos;
  2. Maior conectividade: ampliação do alcance do 5G tornando mais veloz comunicação entre motoristas e centrais de controle;
  3. Mais delivery: tendência que se enraizou após a pandemia e ampliou o leque de serviços oferecidos;
  4. Menos carros próprios: jovens cada vez menos interessados em possuir o próprio veículo e mais em apps de viagens;
  5. Mais veículos autônomos: cada vez mais marcas inseridas em um contexto que deve dominar o setor automotivo em 2030.
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …