Peritos em armas químicas confirmam uso de cloro em ataque na Síria

Khuder Al-Issa / Unicef

Menino sírio

Testes da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) revelaram o uso de cloro, em fevereiro, no ataque contra a cidade síria de Saraqeb.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) confirmou, nesta quarta-feira (16), que foi “provavelmente” usado cloro em fevereiro em um ataque contra a cidade síria de Saraqeb, na província de Idleb.

Uma missão de inquérito da OPAQ concluiu que “foi liberado cloro de cilindros por impacto mecânico no bairro de Al Talil, em Saraqeb”, esclarece um comunicado da organização. Amostras recolhidas na região revelam também “uma presença pouco habitual de cloro no ambiente local”, precisou a agência.

A organização recordou que a missão da OPAQ é determinar “se foram usadas armas químicas”, mas suas tarefas não incluem “identificar quem é o responsável” pelos supostos ataques.

Os peritos estão em território sírio desde o início de abril para averiguar o suposto ataque de armas químicas que no dia 7 de abril provocou mais de 40 mortos e 500 feridos em Douma, mas ainda não divulgaram qualquer relatório.

Onze pessoas foram atendidas em 4 de fevereiro com dificuldades respiratórias na cidade de Saraqeb, anunciou então o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

O líder da OPAQ, Ahmet Uzumcu, condenou “a utilização de produtos químicos tóxicos enquanto armas por quem quer que seja, seja por qualquer motivo, e sejam quais forem as circunstâncias”.

Em resposta ao suposto ataque químico por parte do governo de Bashar al-Assad, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido realizaram na madrugada de 14 de abril uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria.

Tanto o governo sírio como a Rússia negam qualquer uso de armas químicas.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …