‘Casa dos Mortos’ encontrada na Noruega pode desvendar novos segredos da Era Viking

Pouco se sabe sobre os necrotérios vikings, ou “casa dos mortos”. A descoberta aponta uma diversidade nas práticas funerárias vikings, que vai muito além de uso de barcos, em simbologia da travessia para o outro lado da vida.

Durante a construção de uma estrada na província de Trondelag, na Noruega, foi encontrado um cemitério no território da fazenda medieval de Vinjeora. Após escavações, ficou claro que não se tratava de um cemitério comum, mas de necrotério da Era Viking.

Spenner funn av et dødehus fra vikingtid

Posted by Vikinger i krig on Tuesday, September 24, 2019

A rara descoberta consiste em uma construção de cinco metros de comprimento e meio metro de largura. De acordo com arqueólogos, o prédio tinha colunas nos seus quatro cantos, sustentando um telhado de tábuas. Com exceção de alguns tijolos, as paredes e o teto do prédio não estão preservados já há muito tempo.

Essa é uma descoberta muito interessante“, disse o arqueólogo do Museu Científico da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, Raymond Sauvage, conforme reportou a emissora norueguesa NRK.

O condado de Vinjeora foi um assentamento viking. Em seus campos foram encontrados até sete necrotérios, invisíveis aos olhos leigos por causa do impacto de anos de atividade agrícola. Mas um sobrevoo do terreno revela os cemitérios, um dos quais inclusive tem o contorno de uma casa.

Fant sjeldent dødehus

Inne i gravhaugen fant arkeologene restene av et sjeldent dødehus fra vikingtida.– Vi kjenner jo til at folk ble begravd i båter. Nå forstår vi at noen også fikk et hus med seg i graven, sier Raymond Sauvage.Les mer her: https://www.nrk.no/viten/arkeologer-ved-ntnu-vitenskapsmuseet-har-funnet-restene-fra-et-sjeldent-dodehus-fra-vikingtiden-1.14707210

Posted by NRK Viten on Thursday, September 26, 2019

“Nós sabemos que as pessoas eram veladas em barcos. Mas agora sabemos que alguns poderiam ser velados em covas”, afirmou Sauvage.

Na região, arqueólogos encontraram tanto barcos quanto caixões, o que sugere que os vikings velavam seus mortos de diversas maneiras. “Alguns eram inclusive cremados. Somando tudo, temos um quadro muito interessante. Esperamos que isso possa melhorar a nossa percepção sobre a Era Viking na Escandinávia”, acrescentou o arqueólogo.

Até agora, 15 necrotérios foram identificados na Noruega. Apesar da descoberta de construções similares em outros pontos da Escandinávia, como na Suécia e na Dinamarca, o fenômeno ainda é pouco conhecido.

Há quem acredite que as casas tenham desempenhado papel simbólico, similar a prática de despachar cadáveres em barcos, simbolizando a travessia final. “Quem sabe eles construíssem a casa para os mortos, a fim de que eles ficassem na fazenda e a protegessem”, arriscou Sauvage.

Marianne Hem Eriksem, do Museu de História Cultural de Oslo, sugeriu que as casas dos mortos fossem um local ritualístico, cuja função seria acompanhar a transição entre a morte biológica e a morte social. “Talvez fossem locais para se despedir, limpar e vestir os cadáveres, antes do momento do ‘enterro'”, considerou ela.

A Era Viking compreende os anos 793 e 1066 d.C. e foi caracterizada pela exploração da Europa por escandinavos. As explorações vikings eram feitas, sobretudo, por mar e rio. A influência dos vikings se estendeu da Groenlândia, a oeste, à Rússia, a leste.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …