Catalunha declara independência

Marta Perez / EPA

Os deputados catalães votaram nesta sexta-feira (27) a favor da declaração unilateral da independência. O hino nacional da Catalunha foi entoado no parlamento regional. E milhares de pessoas festejam nas ruas.

Os deputados catalães disseram “Sim” à declaração unilateral da independência da Catalunha. Antes de começar a votação, os deputados que se opõem à independência da Catalunha abandonaram a sessão plenária do parlamento regional.

A oposição deixou algumas bandeiras da Espanha nos lugares que agora estão vazios, enquanto a presidente da assembleia lia a proposta de declaração de independência antes de submetê-la à votação.

A votação no parlamento catalão ocorreu antes de o Senado espanhol em Madrid, ainda nesta sexta, aprovar a intervenção na Catalunha para restabelecer a “legalidade institucional”.

“Constituir uma república catalã como estado independente soberano, democrático e social”, esta declaração concreta de independência foi votada pelas duas formações independentistas catalãs (Juntos pelo Sim e CUP).

A independência foi aprovada com 70 votos a favor, 10 contra e dois votos em branco. Depois de a presidente do parlamento ter confirmado a aprovação, os deputados juntaram-se para cantar o hino da Catalunha, “El Segadors”. A votação foi realizada por voto secreto colocado em urna. Carles Puigdemont, presidente da Catalunha, votou sob fortes aplausos dos outros deputados.

Mais de 200 prefeitos da Catalunha se deslocaram nesta sexta-feira ao parlamento regional para manifestar seu apoio aos partidos separatistas que irão submeter a votação uma moção declarando formalmente a independência da região.

Liderados pelo presidente da Associação Catalã de Municípios e prefeito de Premià de Mar, Miguel Buch, e pela presidente da Associação de Muncípios pela Independência e prefeito de Vilanova i la Geltrú, Neus Lloveras, os políticos celebraram um breve ato no auditório do parlamento, antes do início da sessão.

Buch afirmou que o dia desta sexta-feira representa um “ponto parágrafo” na história da Catalunha e sugeriu aos autarcas presentes fazerem mais tarde “uma performance” para mostrar o apoio à independência.

Lloveras destacou o papel dos municípios, afirmando que “sem o mundo municipal, não teria se chegado onde se chegou hoje”. Após as intervenções, os políticos gritaram “independência”.

Cerca de 12 mil pessoas, segundo a polícia, se reuniram em frente ao parlamento regional para acompanhar o plenário ao vivo pelas três telas gigantes instaladas no parque da Ciudadela.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …