Cearense transforma Kombi em uma livraria ambulante

Book Truck Café / Facebook

Pedro Mendes e sua Kombi-livraria e café

Pedro Mendes e sua Kombi-livraria e café

Após abandonar 6 cursos universitários, finalmente se formar em economia e trabalhar por 15 anos na construção civil, o jovem cearense Pedro Mendes, de 33 anos, percebeu que a sensação de que faltava algo em sua vida vinha de uma paixão ancestral: os livros.

Apaixonado por literatura desde criança, Pedro sempre sonhou em ter sua própria livraria. Se as finanças não davam conta de abrir o negócio, Pedro resolveu adaptar o negócio às finanças, e abriu sua livraria não em uma loja, mas em uma Kombi.

A epifania se deu subitamente, alguns dias após conversar com sua esposa sobre as possibilidades de abrirem de fato uma livraria. Um dia simplesmente Pedro voltou para casa com a Kombi, e a ideia toda elaborada em sua cabeça.

Morador de Brasília – cidade de difícil locomoção – , Pedro decidiu que deveria levar os livros aos leitores, e não esperar por eles em um local fixo. Junto dos livros, um belo café e alguns doces para seduzir os leitores e compradores potenciais, e assim nasceu a Book Truck Café, uma livraria móvel.

Para colocá-la a rodar, em abril de 2017, Pedro tirou 150 de seus próprios livros da estante e os colocou à venda – o que não lhe causou sofrimento algum, pois em seu amor pelos livros, ele gosta de vê-los circulando, indo para novas mãos e imaginações.

Ele segue dando aulas particulares para pagar suas contas, mas aspira que possa em breve viver somente de sua Kombi, especialmente para se dedicar a editoras independentes – e às pessoas, pois a interação é um dos principais motores não só de sua livraria móvel, como de seu coração, apaixonado por livros tanto quanto pelos encontros que os livros podem proporcionar.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …