Após abandonar 6 cursos universitários, finalmente se formar em economia e trabalhar por 15 anos na construção civil, o jovem cearense Pedro Mendes, de 33 anos, percebeu que a sensação de que faltava algo em sua vida vinha de uma paixão ancestral: os livros.
Apaixonado por literatura desde criança, Pedro sempre sonhou em ter sua própria livraria. Se as finanças não davam conta de abrir o negócio, Pedro resolveu adaptar o negócio às finanças, e abriu sua livraria não em uma loja, mas em uma Kombi.
A epifania se deu subitamente, alguns dias após conversar com sua esposa sobre as possibilidades de abrirem de fato uma livraria. Um dia simplesmente Pedro voltou para casa com a Kombi, e a ideia toda elaborada em sua cabeça.
Morador de Brasília – cidade de difícil locomoção – , Pedro decidiu que deveria levar os livros aos leitores, e não esperar por eles em um local fixo. Junto dos livros, um belo café e alguns doces para seduzir os leitores e compradores potenciais, e assim nasceu a Book Truck Café, uma livraria móvel.
Para colocá-la a rodar, em abril de 2017, Pedro tirou 150 de seus próprios livros da estante e os colocou à venda – o que não lhe causou sofrimento algum, pois em seu amor pelos livros, ele gosta de vê-los circulando, indo para novas mãos e imaginações.
Ele segue dando aulas particulares para pagar suas contas, mas aspira que possa em breve viver somente de sua Kombi, especialmente para se dedicar a editoras independentes – e às pessoas, pois a interação é um dos principais motores não só de sua livraria móvel, como de seu coração, apaixonado por livros tanto quanto pelos encontros que os livros podem proporcionar.
// Hypeness
Ps,: Eu sou pernambucano e o Hypeness copiou essa matéria de outro local e nunca me ligou nem pra saber se eu existo.
Olá Pedro,
Parabéns por sua ideia.
Este artigo foi publicado no Ciberia de acordo com a licença Creative Commons do Hypeness. Quer que seja eliminado?