Depois de polêmica, Academia deixará que produções da Netflix concorram ao Oscar

(dr) Netflix

A Netflix e o Prime Video da Amazon estão respirando mais aliviados desde a sexta-feira (26). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que produções criadas por plataformas de streaming não serão proibidas de concorrer ao Oscar.

A sugestão havia sido dada por integrantes de tradicionais estúdios de cinema, como o cineasta Steven Spielberg (dos filmes Jurassic World, E.T e As Aventuras de Tintin), que vem criticando a regra desde que o filme Roma, financiado e distribuído pela Netflix, ganhou três Oscars, incluindo o de melhor diretor.

Spielberg chegou a dizer abertamente que longas da Netflix deveriam, no máximo, ser qualificados como filmes para TV e concorrer ao Emmy, mas não ao Oscar.

A decisão da Academia foi tomada após uma carta do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que alertava que a exclusão dos filmes poderia violar leis antitruste do país. Ainda não está claro se o texto foi um fator decisivo.

No início da semana, o conselho da Academia se reuniu e votou pela manutenção do status que diz que qualquer longa-metragem pode ser considerado para o Oscar desde que tenha sido exibido por pelo menos sete dias em uma sala de cinema de Los Angeles.

“Apoiamos a experiência teatral como parte integrante da arte do cinema, e isso pesou muito em nossas discussões”, disse o presidente da Academia, John Bailey, em um comunicado.

“Nossas regras atualmente exigem uma exibição teatral e também permitem que uma ampla seleção de filmes seja submetida à consideração do Oscar”. Bailey acrescentou que o conselho iria “estudar mais profundamente as profundas mudanças que estão ocorrendo em nossa indústria”.

A Academia também decidiu por mudanças na categoria de melhor filme de língua estrangeira. A categoria foi renomeada e agora será conhecida como o melhor longa-metragem internacional.

“Nós notamos que a referência a Estrangeiro está desatualizada dentro da comunidade cinematográfica global”, disseram Larry Karaszewski e Diane Weyermann, co-presidentes do International Feature Film Committee. “Acreditamos que o longa internacional representa melhor essa categoria e promove uma visão positiva e inclusiva do cinema e da arte do cinema como uma experiência universal”.

Hollywood entrou em pânico com as possíveis consequências da atitude de Steven Spielberg. O cineasta, que é um dos importantes conselheiros da Academia, sinalizou estar preocupado em “preservar o passatempo nacional de ir ao cinema“.

Sua ideia era revisar os filmes que não oferecem lançamentos significativos nos cinemas. Seria um pesadelo para streamings como Netflix e Prime Video, que reforçaram suas equipes para atrair mais talentos dos estúdios e abocanhar prêmios. Para a sorte das empresas, a regra permanece inalterada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …