Celular: como saber se seu telefone foi hackeado e o que fazer para se proteger

A bateria do celular dura pouco tempo e os dados do aparelho são consumidos em um curto período?

Não se assuste. Talvez seja a hora de mudar a operadora ou alterar o seu plano de dados. Mas cuidado: essas características também podem indicar que um hacker está manipulando o seu telefone celular.

Uma brecha na segurança do seu aparelho pode comprometer a sua identidade, privacidade e recursos sem que você saiba. Os métodos dos hackers estão cada vez mais eficazes e indetectáveis.

Felizmente, há sinais que podemos considerar suspeitos para indicar se o nosso telefone foi hackeado e existem algumas dicas para evitar essa situação.

Como saber se o seu telefone foi hackeado?

Se o seu telefone consome dados de navegação muito rápido, isso pode ser um alerta.

“É verdade que há muitos motivos para o alto consumo de dados (por exemplo, passar a usar um aplicativo novo que usa muitos dados). Mas, se você usa o telefone da mesma forma e o seu consumo de dados disparou, é hora de investigar”, recomenda a empresa Norton, dos Estados Unidos, especializada em segurança digital.

A Norton também orienta que é preciso estar atento ao consumo da bateria. Se os seus hábitos no telefone não mudaram e a carga dura muito menos que o normal, pode ser que o seu telefone tenha sido hackeado.

A Kaspersky, outra companhia líder em segurança de computadores, cita outro possível sinal de invasão.

“Um telefone hackeado pode estar fornecendo toda a sua potência de processamento a aplicações suspeitas do hacker. Isso pode fazer com que o seu telefone fique lento. Outros sinais podem ser congelamentos ou reinicializações inesperadas”, observa a Kaspersky.

Tanto a Kaspersky quanto a Norton concordam que é importante acompanhar qualquer atividade inesperada em seu telefone. Isso pode ser por meio de aplicativos que apareceram de repente e você não se recordar de ter instalado, além de chamadas ou mensagens que você não fez.

A Kaspersky aconselha verificar suas contas de emails e redes sociais. Pode ser um sinal de perigo se pedirem para você alterar a sua senha ou aparecer locais de acesso incomuns. “Quando um hacker invade o seu telefone, ele tenta roubar seu acesso às suas contas mais valiosas”, diz a empresa.

Como evitar uma violação de segurança em seu telefone?

O seu celular pode ser hackeado de várias maneiras. É preciso ter cuidado ao baixar aplicativos, pois alguns deles podem conter vírus. O ideal é escolher aplicativos de lojas conhecidas como as do Google ou da Apple, por exemplo.

“Se você receber um email ou um texto de uma pessoa que não conhece, evite clicar em qualquer link ou baixar qualquer anexo. Isso também pode incluir malware (que pode infectar seu aparelho)”, destaca a Norton.

“É muito fácil para os hackers se conectarem ao seu telefone usando wi-fi ou bluetooh, então os deixe desativados se não precisar, porque o ataque pode chegar sem aviso prévio”, aconselha a empresa de segurança McAfee.

“Se você for hackeado em um espaço público, pode parar o ataque se desligar o telefone. É um método de prevenção eficaz”, acrescenta a McAfee.

A Kaspersky aconselha que você se mantenha próximo ao seu telefone durante todo o tempo e não o perca de vista, não deixe senhas salvas no aparelho e mantenha todos os aplicativos atualizados.

Como agir se o seu telefone já foi hackeado?

Se o seu telefone foi alvo de um hacker, mesmo seguindo os conselhos para evitar essa situação, é importante entender os passos para se livrar do invasor.

Primeiro, segundo a Norton, é preciso avisar aos seus contatos que o telefone foi hackeado. Assim, pode evitar que as pessoas cliquem em qualquer link suspeito que receberem de você. Em seguida, você deve desinstalar todos os aplicativos suspeitos.

Também é aconselhável ativar algum antivírus em seu celular para que possa detectar e atacar o agente responsável por infectar o aparelho. Reiniciar o telefone pode ser uma outra solução, embora isso também possa implicar em apagar seus dados e arquivos.

Por fim, como é possível que todas as suas senhas tenham sido comprometidas durante o ataque, é fundamental que todas elas sejam alteradas.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …