Um milhão de processadores: cientistas criam o “cérebro” mais potente do mundo

Cientistas acabaram de ativar o maior e mais rápido “cérebro” do mundo: um supercomputador com 1 milhão de núcleos de processamentos e 1.200 placas de circuitos interconectadas que operam em conjunto, simulando o funcionamento de um cérebro humano.

O supercomputador, construído por uma equipe de engenheiros da Universidade de Manchester, no Reino Unido, levou mais de dez anos até ser concluído e é agora o maior computador neuromórfico do mundo, revelou a instituição este mês.

Apelidado de Spiking Neural Network Architecture, or SpiNNaker, o computador que agora mora na universidade britânica tem a capacidade de realizar 200 trilhões de operações lógicas por segundo graças aos circuitos interligados e distribuídos entre as mais de mil placas de circuito.

O SpiNNaker “repensa a forma como os computadores convencionais funcionam”, explicou Steve Furber, membro da equipe de pesquisa e professor de Engenharia na Universidade de Manchester, em comunicado.

Na verdade, o supercomputador não só pensa como um cérebro como também é capaz de criar modelos de neurônios de cérebros humanos, simulando ainda mais neurônio em tempo real do que qualquer outro computador já criado na Terra.

“Sua principal tarefa passa por apoiar modelos cerebrais parciais: por exemplo, modelos de córtex, de gânglios da base ou múltiplas regiões tipicamente conhecidas como redes de ativação ou disparo de neurônios”, pode-se ler na nota.

University of Manchester

SpiNNaker, o “cérebro” mais potente do mundo

SpiNNaker vs computadores convencionais

Ao contrário dos computadores convencionais, que comunicam enviando grandes quantidades de informação de um ponto A para um ponto B através de uma rede padrão, o SpiNNaker emula a arquitetura de comunicação cerebral baseada na emissão maciça de picos de sinais eletroquímicos paralelos.

Dessa forma, o sistema neuromórfico utiliza seus circuitos eletrônicos de larga escala para enviar milhares de milhões de pequenos fragmentos de informação de forma simultânea, e para para milhares de “receptores” diferentes, de forma bastante semelhante ao funcionamento do cérebro.

Segundo os responsáveis pelo projeto, que levou 20 anos de desenvolvimento teórico e 12 para construção, pretendem no futuro expandir a capacidade do sistema, conseguindo ativar um sistema de funcionamento de bilhões de neurônios em tempo real.

E indicam ainda, a título de comparação, que o cérebro de um rato tem 100 milhões de neurônios, enquanto que nos humanos esse número é mil vezes maior.

O supercomputador já foi testado com sucesso para simular o processamento da informação dos sentidos em um segmento do córtex cerebral, permitindo, em particular, que um robô fosse capaz de interpretar informações visuais em tempo real.

O robô foi capaz de se mover em direção a determinados objetos, ignorando e contornando outros – de forma semelhante aos seres humanos.

Igualmente, os especialistas conseguiram imitar o funcionamento dos gânglios da base – região do cérebro afetada pelo mal de Parkinson –, para que a simulação possa ajudar futuramente no desenvolvimento de tratamentos contra a doença. “Essencialmente, criamos uma máquina que trabalha de uma maneira mais parecida com o cérebro” do que um computador comum, “o que é fantástico!”, concluiu Furber.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de pesquisa só traz descrédito a comunidade cientifica. Nao sabemos ainda como funciona o cérebro, mas a chamada da notícia nos faz crer que criamos uma criatura superior. Dê a ele meia dúzia de imagens de animais, e aposto que ele confundirá um babuino com um rato em algum momento…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …