O Facebook inventou uma nova unidade de tempo: o “flick”, equivalente a precisamente um 705.600.000 de um segundo. Ou seja, maior que um nanossegundo e menor que um microssegundo.
Flick é o diminutivo de “frame tick”, escreve o inventor original Christopher Horvath no GitHub.
Para entender a razão pela qual o Facebook precisa de uma nova unidade do tempo, é necessário recuar até a subsidiária da rede social Oculus VR e sua maior aposta na realidade virtual. Para Horvath, anteriormente do mundo cinematográfico em empresas como a Pixar, Weta Digital e Industrial Light & Magic, este parece ter sido um projeto de paixão.
No cinema, videogames e qualquer outro meio visual que se baseie em telas, os criadores têm que pensar em segundos divididos. A maioria dos filmes, por exemplo, é filmada em 24 quadros (frames) por segundo, o que significa que o filme exibe 24 imagens paradas a cada segundo para dar a ilusão de movimento.
O problema, conforme descrito por Horvath, é que a matemática fica confusa quando se tenta trabalhar em um quadro de cada vez. A 24 quadros por segundo (FPS) cada um dura aproximadamente .04166666667 segundos ou 41666666.669 nanossegundos.
Os números não são elegantes com as repetidas casas decimais. Isso pode dificultar a vida de programadores e artistas que tentam trabalhar com precisão nestas escalas.
E é aí que entra o flick do Facebook, que consegue representar um quadro em um único e “bonito” número em toda uma variedade de quadros. Por exemplo, os 24 FPS da maioria dos filmes se transforma em 29,400,000 flicks.
Aos 60 FPS, visto como desejável para videogames cheios de ação, cada quadro é de 11.760.000 flicks. É um número limpo que pode ser facilmente dividido ou somado, sem a preocupação dos pontos decimais.
O Facebook lançou a documentação para a criação e uso de filmes como fonte aberta, o que significa que qualquer pessoa pode transferi-lo e adicionar apoio para a unidade no seu próprio software.
Isso, por sua vez, significa que os filmes podem se tornar uma unidade de tempo padrão.
Ciberia // ZAP