A cocaína chegou à Antártida – e essa é uma péssima notícia

Hostelworld.com

Pinguins na Antárctica

Pinguins na Antárctica

Uma pesquisa científica detectou a presença de cocaína, ibuprofeno, paracetamol e cafeína nas águas da Antártida em níveis semelhantes aos das águas europeias e de outros continentes mais povoados.

A pesquisa, realizada por cientistas espanhóis e argentinos, foi o primeiro estudo realizado sobre a presença de medicamentos e drogas ilegais no continente menos habitado da Terra – com uma população que oscila entre os mil e os 4 mil habitantes.

Os pesquisadores recolheram amostras de água de riachos, de lagoas e de descargas de águas residuais sem considerar zonas “sensíveis” devido ao turismo e à presença de bases científicas. Eles procuravam a presença de 21 diferentes medicamentos e substâncias químicas e drogas ilegais e “12 apareceram nas análises”, salienta o jornal El País, que divulga o estudo.

Os compostos de maior concentração são anti-inflamatórios e analgésicos que apresentam um “elevado risco ao meio ambiente”, de acordo com o artigo científico sobre o estudo publicado no jornal Environmental Pollution.

Foram também detectadas “concentrações preocupantes de antibióticos nas águas residuais de uma das bases analisadas”, destaca o El País, e uma forte presença da cafeína e de efedrina, substância usada em medicamentos.

Foi igualmente detectado o principal metabolito da cocaína próximo de uma base científica e militar argentina em concentrações “semelhantes” às detectadas em rios da Espanha, Itália, Bélgica e do Reino Unido.

Segundo um estudo realizado em 2013, a concentração de cocaína nos rios de Madrid era “a mais alta da Espanha e da Europa”, diz o El País.

No caso da Antártida, que tem tido um crescimento em termos de turismo, com o número de visitantes subindo todos os anos, “a presença humana está introduzindo contaminantes não analisados até agora que, em função da sua toxicidade, persistência e bioacumulação podem resultar em danos no ecossistema antártico“, alerta Yolanda Valcárcel, da Universidad Rei Juan Carlos de Madrid, que é uma das coautoras do estudo.

O estudo revela que, embora a presença das substâncias “possa se dever ao consumo ocasional, inclusive fora da zona analisada, é aconselhável realizar um controle contínuo devido aos potenciais riscos que pode supor para os ecossistemas aquáticos da Antártida”.

As substâncias poluidoras são tanto mais potencialmente ameaçadoras quanto as “condições climáticas especiais do continente antártico”, onde os “frios extremos” podem “atrasar ou dificultar os processos de degradação microbiana e de fotodegradação deste tipo de contaminante”, destaca ao El País Luís Moreno, cientista do Instituto Geológico e de Mineração da Espanha e coautor do estudo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …