Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

O vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havaí, não dá trégua. As fissuras abertas pelas erupções estão emitindo chamas azuis devido à presença de gás metano lançado para a atmosfera, explicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O mais recente relatório do Observatório dos Vulcões do Havaí refere que as emissões de gases vulcânicos – inclusivamente de ácido sulfúrico – triplicaram desde o início da erupção do Kilauea, isto por causa do aumento do volume de lava expelido. Além disso, o número de tremores provocados pelas erupções voltou também a aumentar.

O gás metano é produzido quando a lava muito quente chega à superfície, a uma temperatura de 1.500ºC, engolindo a vegetação que encontra pela frente.

Segundo o Observador, o metano se acumula nos espaços vazios que encontra abaixo da superfície. No entanto, o gás volta a subir quando é aquecido, pois com o calor torna-se menos denso, precisando se expandir. Quando se expande, “foge” pelas fissuras, incendiando o solo de azul.

Methane flames in road cracks in Leilani Estates Subdivision, May 22, 2018, ~11:30 PM HST.

The blue burning flames of methane gas were observed in the cracks on Kahukai Street, in the Leilani Estates Subdivision, on May 22, around 11:30 PM, HST. The view is to the southeast.When hot lava buries plants and shrubs, methane gas is produced as a byproduct of burning vegetation. Methane gas can seep into subsurface voids and explode when heated, or as shown in this video, emerge from cracks in the ground several feet away from the lava. When ignited, the methane produces a blue flame.Intermittent short bursts of methane are visible in the center area of the video. Lava fountaining is visible to the right and left sides of the video.Photos and videos are on the USGS–Hawaiian Volcano Observatory webpage at https://volcanoes.usgs.gov/volcanoes/kilauea/multimedia_chronology.html#usgs #hvo #hawaiianvolcanoobservatory #kilauea #volcano #KilaueaErupts #LERZeruption #LERZ #KilaueaEruption

Posted by USGS Volcanoes on Wednesday, May 23, 2018

Assim como esse solo norte-americano, o planeta Urano deve sua coloração azul à presença de metano. As moléculas do gás, quando sujeitas a radiação eletromagnética, absorvem a parte da radiação com um comprimento de onda que ronda os 600 nanômetros.

Esse comprimento de onda corresponde à cor vermelha e aos infravermelhos. Absorvido o vermelho, o metano reflete assim a radiação azul.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …