Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

O vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havaí, não dá trégua. As fissuras abertas pelas erupções estão emitindo chamas azuis devido à presença de gás metano lançado para a atmosfera, explicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O mais recente relatório do Observatório dos Vulcões do Havaí refere que as emissões de gases vulcânicos – inclusivamente de ácido sulfúrico – triplicaram desde o início da erupção do Kilauea, isto por causa do aumento do volume de lava expelido. Além disso, o número de tremores provocados pelas erupções voltou também a aumentar.

O gás metano é produzido quando a lava muito quente chega à superfície, a uma temperatura de 1.500ºC, engolindo a vegetação que encontra pela frente.

Segundo o Observador, o metano se acumula nos espaços vazios que encontra abaixo da superfície. No entanto, o gás volta a subir quando é aquecido, pois com o calor torna-se menos denso, precisando se expandir. Quando se expande, “foge” pelas fissuras, incendiando o solo de azul.

Methane flames in road cracks in Leilani Estates Subdivision, May 22, 2018, ~11:30 PM HST.

The blue burning flames of methane gas were observed in the cracks on Kahukai Street, in the Leilani Estates Subdivision, on May 22, around 11:30 PM, HST. The view is to the southeast.When hot lava buries plants and shrubs, methane gas is produced as a byproduct of burning vegetation. Methane gas can seep into subsurface voids and explode when heated, or as shown in this video, emerge from cracks in the ground several feet away from the lava. When ignited, the methane produces a blue flame.Intermittent short bursts of methane are visible in the center area of the video. Lava fountaining is visible to the right and left sides of the video.Photos and videos are on the USGS–Hawaiian Volcano Observatory webpage at https://volcanoes.usgs.gov/volcanoes/kilauea/multimedia_chronology.html#usgs #hvo #hawaiianvolcanoobservatory #kilauea #volcano #KilaueaErupts #LERZeruption #LERZ #KilaueaEruption

Posted by USGS Volcanoes on Wednesday, May 23, 2018

Assim como esse solo norte-americano, o planeta Urano deve sua coloração azul à presença de metano. As moléculas do gás, quando sujeitas a radiação eletromagnética, absorvem a parte da radiação com um comprimento de onda que ronda os 600 nanômetros.

Esse comprimento de onda corresponde à cor vermelha e aos infravermelhos. Absorvido o vermelho, o metano reflete assim a radiação azul.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …