Chanceler venezuelana tenta entrar na reunião do Mercosul e reclama de boicote da Tríplice Aliança

A reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul,  nesta quarta-feira (14), em Buenos Aires, foi marcada por uma certa tensão, por causa da crise entre a Venezuela e os demais países do bloco.

Isto porque os quatro países fundadores do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – enviaram uma comunicação à Venezuela informando a suspensão do país no bloco, que não poderia portanto participar da reunião.

A Venezuela não foi convidada para participar depois de a 1 de dezembro o país ter sido suspenso do bloco devido ao suposto descumprimento de obrigações perante o Mercosul.

Mas numa clara afronta à decisão, a chanceler venezuelana Delcy Rodriguez, representante do governo de Nicolás Maduro, chegou à capital argentina com a intenção de participar do encontro, ao lado de seu homólogo boliviano, David Choquehanca.

Durante uma conferência de imprensa, a chanceler venezuelana denunciou uma conspiração contra a Venezuela. Segundo a ministra, houve um boicote a seu país.

Rodríguez deixou claro que a Venezuela incorporou 95% das normas do Mercosul na sua legislação nacional.

Rodriguez e Choquehanca acabaram sendo recebidos pela chanceler anfitriã, a argentina Susana Malcorra, e encaminhados para uma sala, onde a venezuelana chegou a postar uma foto no Twitter dizendo estava “esperando pelos chanceleres” do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“Os ministros das Relações Exteriores da Tríplice Aliança em conluio contra a Venezuela e o Mercosul se recusam a dialogar com a Bolívia e a Venezuela”, escreveu Rodriguez em sua conta no Twitter, junto à foto de uma sala vazia da chancelaria argentina, que havia sido preparada para a reunião.

Por “tríplice aliança”, Rodriguez referiu-se aos governos da Argentina, do Brasil e do Paraguai, que no início do mês resolveram expulsar a Venezuela do bloco sul-americano, o que foi considerado como um golpe de Estado por Caracas.

No entanto, ao saber da presença da ministra da Venezuela, os chanceleres dos outros quatro países se retiraram do local e se reuniram em outra sala.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro,  José Serra, chegou a postar nas redes sociais, quase ao mesmo tempo, uma outra foto em que aparece ao lado dos outros três representantes em outra sala.

Mesmo passando horas no local, a chanceler venezuelana não foi recebida pelos outros membros do Mercosul.

Rodriguez deixou o local furiosa e improvisou um “comício” à frente do Palácio San Martin. “Há um golpe de Estado em curso no Mercosul. Se não deixarem a gente entrar pela porta, nós entraremos pela janela. Viemos para defender a dignidade de nosso povo”, disse a representante de Caracas.

Delcy Rodríguez denunciou entretanto que um policial a agrediu quando ela tentou entrar na sala de reunião dos chanceleres do Mercosul, o que causou uma onda de indignação por parte de vários outros ministros do governo venezuelano.

Delcy Rodríguez denunciou esse episódio e agradeceu o apoio por parte dos movimentos sociais argentinos e dos deputados do partido oposicionista de Cristina Kirchner, Frente para a Vitória.

Em 29 de julho, o Uruguai encerrou seu mandato de seis meses à frente da presidência do bloco e não repassou o cargo à Venezuela, como determinava o estatuto do bloco.

Brasil, Argentina e Paraguai têm, desde então, somado esforços para impedir que o país assuma o posto, chegando a autoproclamar uma gestão compartilhada entre os três países. Juridicamente, contudo, a manobra não tem amparo nos estatutos do bloco. Na prática, o Mercosul está com a presidência vaga desde 1º de agosto.

Entretanto, na reunião extraordinária desta quarta-feira, a presidência pro tempore do bloco foi transferida para a Argentina, para o primeiro semestre de 2017.

Participaram do encontro os ministros das Relações Exteriores da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. A Bolívia, por sua vez, está à espera de sua adesão ao bloco.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …