Chechênia cria campo de concentração para homossexuais

O jornal russo Novoya Gazeta denunciou que as autoridades chechenas criaram vários campos de concentração onde os homossexuais estão sendo torturados, mortos ou forçados a abandonar a Chechênia.

“Há gays sendo presos e tentamos evacuá-los dos campos. Alguns até já deixaram a região. Quem conseguiu fugir disse que esteve em salas com mais 30 pessoas. Eram torturados com choques elétricos e agredidos. Por vezes, até à morte”, indicou a ativista russa Svetlana Zakharova.

Um homossexual que conseguiu fugir antes de ser preso explicou à Novoya Gazeta que foi forçado a subornar a polícia com milhares de rublos para poder sobreviver.

“Agora o regime checheno está dando mais um passo contra os gays ao criar este tipo de campos de concentração”, disse o homem.

De acordo com o Daily Mail, que cita a imprensa russa, pelo menos 100 homens foram detidos e três teriam sido mortos na última semana. Um dos campos de concentração para homossexuais estaria localizado em um antigo campo militar, na cidade de Argun.

“Apenas podemos pedir às autoridades russas que investiguem estas alegações. Os homossexuais estão sendo maltratados e perseguidos diariamente e têm medo de falar sobre o assunto. Eles têm de se esconder ou abandonar a Chechênia”, disse Alexander Artmyev, da Amnistia Internacional russa.

“Temos estado em contato com as associações LGBT para que os homossexuais arranjem abrigo. O problema é que essas pessoas não podem falar senão colocam a sua vida e a dos outros em risco”, destacou.

O presidente da Chechênia e aliado de Vladimir Putin, Ramzan Kadyrov, já foi acusado várias vezes de violação de direitos humanos.

Depois de ser questionado sobre o assunto, Kadyrov rejeitou que as informações fossem verdadeiras e afirmou que não existem homossexuais na Chechênia.

Não se pode prender ou reprimir pessoas que não existem em público. Se essas pessoas existissem na Chechênia, as forças da lei não teriam de se preocupar com elas, porque os seus familiares se encarregariam de os enviar para um lugar de onde não pudessem voltar”, disse um porta-voz do presidente checheno, Alvi Karimov, citado pelo Independent.

Vários homens homossexuais até estão apagando perfis nas redes sociais, porque as autoridades estariam prendendo gays depois de os atraírem para “falsos encontros”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …