Chuva forte provoca alagamentos no Rio

Tomaz Silva / Agência Brasil

Forte chuva deixa diversas ruas alagadas no centro do Rio de Janeiro

Forte chuva deixa diversas ruas alagadas no centro do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro continua em estágio de atenção por causa das fortes chuvas que caem na cidade desde o início da tarde dessa quinta-feira (12).

O alerta foi divulgado às 13h25 de ontem e, de acordo com o Centro de Operações do Rio (COR), ainda há previsão de pancadas de chuva para essa sexta-feira (13). O motivo é a permanência de um sistema de baixa pressão na costa do Rio.

O Centro de Operações informou que a chuva forte que caiu hoje (12) no início da tarde foi uma combinação de dois fatores: tempo abafado com alta sensação térmica e a formação do sistema de baixa pressão. As áreas mais atingidas foram as zonas norte e sul, além do centro. As maiores quantidades de chuva no período de uma hora foram registradas nos bairros do Grajaú (35,6 mm), na zona norte; de Santa Teresa (28,6mm), na zona sul; e da Saúde (25,8mm), na região portuária. Por causa dos alagamentos muitas vias permaneceram com bolsões de água, que provocaram engarrafamentos, especialmente, no centro da cidade. Durante a tempestade houve, ainda, o registo de um total de 104 raios.

A intensidade da chuva perdeu força no fim da tarde. Não houve registro de vítimas, apesar da queda de um poste, na estrada de Jacarepaguá, na zona oeste, além de árvores na Rua Soriano de Souza, na Tijuca, e na Estrada Grajaú-Jacarepaguá. As duas vias na zona norte e oeste tiveram interrupção no trânsito, mas já retomado.

Os ventos chegaram a 56,5 Km/h na estação Marambaia, na zona oeste às 14h, depois de registrar uma hora antes ventos de 52,9 km/h.

Hoje a temperatura máxima no Rio ficou em 32,4°C e a previsão para amanhã é de 29°C. A queda da temperatura é causada pela nebulosidade e pela incidência da chuva. No sábado, a temperatura máxima prevista é de 34° C, com possibilidade de chuva a qualquer momento do dia.

Niterói

O município de Niterói, na região metropolitana, entrou em estágio de atenção às 13h50. Lá, as pancadas de chuva forte provocaram alagamento em alguns pontos da cidade, mas em pouco tempo houve o escoamento e o município voltou ao estágio de vigilância. O centro foi a área mais atingida pela chuva em Niterói e o maior acumulado em uma hora foi registrado no Morro do Estado (21,0 mm).

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o trabalho preventivo de desobstrução de ralos e bueiros realizado pela equipe de rios e canais da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) permitiu a rapidez no escoamento. A secretária Dayse Monassa destacou que a colaboração da população é importante.

“O que fazemos, diariamente, é trabalho de formiguinha. Muitas vezes enxugamos gelo, pois recolhemos muito lixo jogado nas ruas. São pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão, podem contribuir para o entupimento desses bueiros durante as fortes chuvas”, disse.

A secretária pediu, ainda, que os moradores respeitem os horários de recolhimento ao deixarem os sacos de lixo nas suas portas. “Com as chuvas, [os sacos de lixo] acabam indo parar nas galerias de águas pluviais, canais e rios, obstruindo a passagem da água”, afirmou.

Ciberia // Agência Brasil

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …