Chuva forte provoca alagamentos no Rio

Tomaz Silva / Agência Brasil

Forte chuva deixa diversas ruas alagadas no centro do Rio de Janeiro

Forte chuva deixa diversas ruas alagadas no centro do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro continua em estágio de atenção por causa das fortes chuvas que caem na cidade desde o início da tarde dessa quinta-feira (12).

O alerta foi divulgado às 13h25 de ontem e, de acordo com o Centro de Operações do Rio (COR), ainda há previsão de pancadas de chuva para essa sexta-feira (13). O motivo é a permanência de um sistema de baixa pressão na costa do Rio.

O Centro de Operações informou que a chuva forte que caiu hoje (12) no início da tarde foi uma combinação de dois fatores: tempo abafado com alta sensação térmica e a formação do sistema de baixa pressão. As áreas mais atingidas foram as zonas norte e sul, além do centro. As maiores quantidades de chuva no período de uma hora foram registradas nos bairros do Grajaú (35,6 mm), na zona norte; de Santa Teresa (28,6mm), na zona sul; e da Saúde (25,8mm), na região portuária. Por causa dos alagamentos muitas vias permaneceram com bolsões de água, que provocaram engarrafamentos, especialmente, no centro da cidade. Durante a tempestade houve, ainda, o registo de um total de 104 raios.

A intensidade da chuva perdeu força no fim da tarde. Não houve registro de vítimas, apesar da queda de um poste, na estrada de Jacarepaguá, na zona oeste, além de árvores na Rua Soriano de Souza, na Tijuca, e na Estrada Grajaú-Jacarepaguá. As duas vias na zona norte e oeste tiveram interrupção no trânsito, mas já retomado.

Os ventos chegaram a 56,5 Km/h na estação Marambaia, na zona oeste às 14h, depois de registrar uma hora antes ventos de 52,9 km/h.

Hoje a temperatura máxima no Rio ficou em 32,4°C e a previsão para amanhã é de 29°C. A queda da temperatura é causada pela nebulosidade e pela incidência da chuva. No sábado, a temperatura máxima prevista é de 34° C, com possibilidade de chuva a qualquer momento do dia.

Niterói

O município de Niterói, na região metropolitana, entrou em estágio de atenção às 13h50. Lá, as pancadas de chuva forte provocaram alagamento em alguns pontos da cidade, mas em pouco tempo houve o escoamento e o município voltou ao estágio de vigilância. O centro foi a área mais atingida pela chuva em Niterói e o maior acumulado em uma hora foi registrado no Morro do Estado (21,0 mm).

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o trabalho preventivo de desobstrução de ralos e bueiros realizado pela equipe de rios e canais da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) permitiu a rapidez no escoamento. A secretária Dayse Monassa destacou que a colaboração da população é importante.

“O que fazemos, diariamente, é trabalho de formiguinha. Muitas vezes enxugamos gelo, pois recolhemos muito lixo jogado nas ruas. São pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão, podem contribuir para o entupimento desses bueiros durante as fortes chuvas”, disse.

A secretária pediu, ainda, que os moradores respeitem os horários de recolhimento ao deixarem os sacos de lixo nas suas portas. “Com as chuvas, [os sacos de lixo] acabam indo parar nas galerias de águas pluviais, canais e rios, obstruindo a passagem da água”, afirmou.

Ciberia // Agência Brasil

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …