Cientistas acreditam ter desvendado o mistério da origem do ouro

Uma equipe internacional de cientistas acredita que desvendou o enigma da origem do ouro, um dos grandes mistérios da Humanidade. A nova pesquisa concluiu que o metal precioso provém do manto profundo da Terra.

Não há nenhum explicação científica consensual sobre a origem do ouro, mas uma equipe de cientistas internacionais de universidades do Chile, Argentina, Austrália, França e Espanha acredita ter desvendado o mistério.

A teoria destes cientistas é de que “o ouro viajou até a superfície da Terra procedendo das partes mais profundas do planeta”, conforme salienta a Universidade de Granada, uma das implicadas na pesquisa, em comunicado sobre o estudo.

De acordo com a ideia, teria sido “o jogo de movimentos internos da Terra o que favoreceu a subida e a concentração do metal precioso” até a crosta terrestre, explicam os cientistas no artigo científico publicado na revista Nature Communications.

O cientista José María González Jiménez, do departamento de Mineralogia e Petrologia da Universidade de Granada que participou da pesquisa, explica o processo, reportando-se às camadas que formam o interior da Terra – crosta, manto e núcleo.

“Na crosta, encontram-se os minerais que extraímos e que sustentam nossa economia. E se somos especialistas a explorá-los, ainda sabemos pouco sobre sua verdadeira origem”, diz, destacando que é o que acontece com o ouro, cuja busca já motivou “migrações, expedições e até guerras”.

O manto, que separa o núcleo da crosta onde vivemos e que fica a uma profundidade que vai dos 17 quilômetros sob os oceanos até os 70 quilômetros sob os continentes, está “a uma distância inacessível” para o homem, afirma o pesquisador.

“Não temos capacidade de chegar de forma direta ao manto para conhecê-lo melhor”, acrescenta González Jiménez. Contudo, informações sobre o manto chegam até nós “graças a erupções vulcânicas que arrastam pequenos fragmentos ou ‘xenólitos’ do manto, sob os continentes, para a superfície”, aponta o cientista.

Os cientistas detectaram provas deste processo na Patagônia argentina e analisaram amostras destes “xenólitos” em laboratório, encontrando “pequenas partículas de ouro nativo, da grossura de um fio de cabelo, cuja origem é o manto profundo”, destaca a Universidade de Granada.

Universidade de Granada

Fragmento do manto profundo (cor verde) na lava de um vulcão da Patagônia argentina (cor preta)

A zona da Patagônia argentina onde esses fragmentos foram encontrados, no chamado Maciço do Desejado, é conhecida pelas suas produtivas minas de ouro.

Os pesquisadores afirmam, agora, que a concentração do mineral precioso na zona pode estar relacionada com o fato de o manto por debaixo dela apresentaruma predisposição para gerar depósitos de ouro na superfície”.

González Jiménez lembra que, “há aproximadamente 200 milhões de anos”, a América do Sul e a África formavam um único continente. A “subida do manto profundo ou da “pluma do manto” contribuiu para a separação dos dois continentes, a qual rompeu a crosta muito mais frágil e fina”, conta o cientista.

“A subida desta ‘pluma do manto’ profunda gerou uma verdadeira fábrica química que enriqueceu o manto com metais”, prossegue o cientista. Mais tarde, o movimento de uma placa tectônica sobre outra levou “esta zona enriquecida a se tornar uma fábrica geradora de depósitos de ouro, graças à circulação de fluidos ricos em metais, através de fraturas, que precipitam e concentram os metais perto da superfície terrestre”, explica ainda.

Todavia, a “nova prova científica” sobre a origem do ouro não resolve o quebra-cabeças por completo. É apenas um bom começo para “uma exploração mais sofisticada” dos depósitos minerais, recorrendo a tecnologias que sondem o manto profundo e não apenas a camada mais superficial para detalhar o percurso o ouro inicia ao “nascer”.

[/three_fourth]” url=”https://zap.aeiou.pt/desvendado-misterio-da-origem-do-ouro-177566″ source=”ZAP”]

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …

Nova onda de covid-19 atinge o Leste Europeu

Uma nova onda de covid-19 se alastra pela Europa, sobretudo em países do Centro e do Leste, onde as taxas de imunização se mantêm mais baixas. A alta nos casos em vários países faz com …

Ator Alec Baldwin mata acidentalmente cineasta e fere diretor em set de filmagem nos EUA

O ator Alec Baldwin disparou uma arma que não devia estar carregada, utilizada nas filmagens no Novo México (EUA), matando a cineasta Halyna Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza, segundo as autoridades. O incidente se …