A vacina do futuro chega por correio e pode ser aplicada em casa

PAHO / WHO

Cientistas anunciaram recentemente a criação de uma vacina experimental eficaz que, se chegar ao mercado, pode revolucionar a vacinação em todo o mundo.

Uma equipe de pesquisadores da área da imunologia publicou recentemente um estudo na revista Science Advances, no qual explicam que a ideia de haver, num futuro próximo, uma vacina cuja compra é realizada online não é tão fantasiosa como pensamos.

Os cientistas criaram um medicamento para injeção intradérmica, algo que facilita muito a ideia de “self service” – a aplicação se torna muito mais fácil, podendo ser feita mesmo que a pessoa não tenha qualquer conhecimento médico.

A maioria das vacinas é aplicada com injeção subcutânea, que atinge as camadas mais profundas do tecido e, por essa razão, só pode ser administrada por um profissional da área. As vacinas contra a gripe, por exemplo, são aplicadas no músculo deltoide.

O método desenvolvido pela equipe atingiu bons resultados tanto em furões – usados para verificar a eficácia dos medicamentos – como em humanos. A novidade pode ser adaptada para outras vacinas que não apenas a da gripe, como aconteceu neste caso.

O aplicador utiliza uma microagulha que, a partir da pele, pode penetrar nos tecidos profundos e vasos sanguíneos. “Um dia poderá ser enviada pelo correio para autoadministração. Isso poderia aliviar as multidões nos centros de saúde no caso de um surto ou pandemia”, afirmam os cientistas.

Darrick Carter, bioquímico do Instituto de Pesquisa em Doenças Infecciosas de Seattle, nos Estados Unidos, combinou três tecnologias para obter o produto, considerado “eficiente e seguro”.

Carter utilizou uma técnica alternativa à do vírus inativo, a chamada vacina recombinante, para produzir uma resposta imunológica ainda mais forte. Juntou-se à vacina um lípido que aumenta a eficácia. Por último, utilizou a microagulha intradérmica.

Depois de testada em animais, a vacina contra a gripe foi administrada em 100 humanos, não tendo sido registrados qualquer efeito colateral. Os resultados foram descritos como “positivos“.

Os cientistas defendem que o sucesso do teste permite tornar a vacina, num futuro próximo, realidade. A ideia de receber uma vacina por correio pode não estar assim tão distante.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …