A vacina do futuro chega por correio e pode ser aplicada em casa

PAHO / WHO

Cientistas anunciaram recentemente a criação de uma vacina experimental eficaz que, se chegar ao mercado, pode revolucionar a vacinação em todo o mundo.

Uma equipe de pesquisadores da área da imunologia publicou recentemente um estudo na revista Science Advances, no qual explicam que a ideia de haver, num futuro próximo, uma vacina cuja compra é realizada online não é tão fantasiosa como pensamos.

Os cientistas criaram um medicamento para injeção intradérmica, algo que facilita muito a ideia de “self service” – a aplicação se torna muito mais fácil, podendo ser feita mesmo que a pessoa não tenha qualquer conhecimento médico.

A maioria das vacinas é aplicada com injeção subcutânea, que atinge as camadas mais profundas do tecido e, por essa razão, só pode ser administrada por um profissional da área. As vacinas contra a gripe, por exemplo, são aplicadas no músculo deltoide.

O método desenvolvido pela equipe atingiu bons resultados tanto em furões – usados para verificar a eficácia dos medicamentos – como em humanos. A novidade pode ser adaptada para outras vacinas que não apenas a da gripe, como aconteceu neste caso.

O aplicador utiliza uma microagulha que, a partir da pele, pode penetrar nos tecidos profundos e vasos sanguíneos. “Um dia poderá ser enviada pelo correio para autoadministração. Isso poderia aliviar as multidões nos centros de saúde no caso de um surto ou pandemia”, afirmam os cientistas.

Darrick Carter, bioquímico do Instituto de Pesquisa em Doenças Infecciosas de Seattle, nos Estados Unidos, combinou três tecnologias para obter o produto, considerado “eficiente e seguro”.

Carter utilizou uma técnica alternativa à do vírus inativo, a chamada vacina recombinante, para produzir uma resposta imunológica ainda mais forte. Juntou-se à vacina um lípido que aumenta a eficácia. Por último, utilizou a microagulha intradérmica.

Depois de testada em animais, a vacina contra a gripe foi administrada em 100 humanos, não tendo sido registrados qualquer efeito colateral. Os resultados foram descritos como “positivos“.

Os cientistas defendem que o sucesso do teste permite tornar a vacina, num futuro próximo, realidade. A ideia de receber uma vacina por correio pode não estar assim tão distante.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As plataformas de gelo da Antártida “cantam” (e é bizarro)

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, “cantando”. Os tons sísmicos podem ser usados para monitorar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registraram sons extraordinários ao examinar como …

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …

Com juristas, Haddad chama campanha anti-PT de “tentativa de fraude"

Na presença de vários juristas, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chamou nesta quinta-feira (18) de “tentativa de fraude eleitoral” as denúncias publicadas sobre a suposta existência de um grupo de …