Cientistas descobrem o “Big Bang” do Alzheimer

(dr) baycrest.org

Um grupo de cientistas da Universidade do Texas descobriu o “Big Bang” do mal de Alzheimer – o ponto exato em que uma proteína saudável se torna tóxica, mas ainda não formou emaranhados mortais no cérebro. Isso pode evitar o processo neurodegenerativo que leva à demência.

De acordo com os cientistas, a descoberta é como encontrar o “Big Bang” da doença e eles esperam que a pesquisa possa encontrar novos tratamentos e formas de diagnosticar a doença mais cedo, antes que apareçam os primeiros sintomas.

“Essa é, talvez, a maior descoberta que fizemos até agora”, disse Marc Diamond, um dos autores principais do novo estudo, em declarações ao New Atlas, “embora vá demorar provavelmente algum tempo até que qualquer benefício se materialize na medicina. Isso muda muito a forma como pensamos sobre a doença.”

As mais recentes pesquisas sobre o mal de Alzheimer se concentram em uma proteína específica chamada de beta amiloide. A agregação dessa proteína é apontada como a principal causa patológica dos sintomas dessa doença neurodegenerativa.

No entanto, e depois de várias falhas nos testes clínicos em medicamentos destinados a atacar a proteína, os cientistas direcionam a atenção para outras pesquisas.

Esse novo estudo, publicado na terça-feira (10) na eLife, se baseia em uma proteína diferente, a proteína tau. A pesquisa descobriu que essas proteínas formam aglomerados anormais no cérebro – os emaranhados neurofibrilares – que pode acumular e até matar neurônios. Alguns cientistas acreditam mesmo que essa é a principal causa do mal de Alzheimer.

Até agora, não se sabia como ou quando essas proteínas tau começavam a se acumular em emaranhados no cérebro. Anteriormente, acreditava-se que essas proteínas isoladas não tinham um papel prejudicial até que começassem a se juntar a outras proteínas tau.

No entanto, a nova pesquisa revelou que uma proteína tau tóxica se apresenta, na verdade, de forma desdobrada, expondo partes que geralmente são dobradas no interior, antes de começarem a se agregar. São essas partes expostas da proteína que permitem a agregação, formando os maiores emaranhados tóxicos.

“Pensamos nessa descoberta como o ‘Big Bang’ da patologia tau”, disse Diamond. “Essa é uma forma de olhar para o início do processo da doença. Isso nos leva de volta a um ponto inicial, onde vemos o aparecimento da primeira mudança molecular que leva à neurodegeneração no mal de Alzheimer.”

Agora que essa alteração das moléculas tau foi identificada, os cientistas podem se concentrar mais efetivamente em possíveis medicamentos que possam inibir essas agregações tóxicas ainda em fases iniciais.

“O desafio passa por pegar nessa descoberta e construir um tratamento que bloqueia o processo de neurodegeneração onde começa. Se funcionar, a incidência do mal de Alzheimer pode ser substancialmente reduzida. E isso seria incrível”, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …