Cientistas descobrem por que os cadarços estão sempre desamarrando

Uma equipe de cientistas conseguiu explicar por que os cadarços desamarram sozinhos. É tudo uma questão de forças combinadas e não importa quão forte ou bom é o laço que fazemos. Os cadarços desamarram.

Uma pesquisa realizada por uma equipe de engenheiros mecânicos da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, apurou que os cadarços se desamarram devido a uma combinação de forças que resultam da movimentação dos pés, quando caminhamos.

Essa combinação de forças funciona como uma espécie de mão invisível que afrouxa o nó e puxa as pontas, até se desfazer por completo.

O estudo, intitulado “Os papéis do impacto e da inércia na falha de um nó de cadarço de sapato”, foi publicado no jornal Proceedings of the Royal Society A.

Os pesquisadores usaram uma câmara em slow-motion e realizaram várias experiências para perceber como é que o nó dos cadarços se deslaça perante a presença de forças dinâmicas.

Assim, a equipe de pesquisadores apurou que o deslaçar do cadarço se dá em uma fração de segundo, com o nó se estendendo primeiro e relaxando em seguida, como resposta à força do impacto do pé a andar ou correr.

À medida que o nó afrouxa, a perna em movimento aplica uma força de inércia nas extremidades soltas dos cordões, o que provoca o desentrelaçar dos cadarços.

“Para desatar os meus nós, eu puxo a extremidade solta de um laço e o nó se desfaz. O cadarço do sapato fica desapertado devido ao mesmo tipo de movimento”, explica Christine Gregg, coautora do estudo, ao Phys.org.

“As forças que causam isto não são de uma pessoa a puxar a extremidade livre, mas das forças de inércia da perna se movendo para frente e para trás, enquanto o nó fica frouxo por causa do sapato pisando repetidamente no chão“, acrescenta Gregg.

Os pesquisadores realizaram experiências com vários tipos de laços e concluíram que alguns “podem ser melhores do que outros para fazer nós, mas a mecânica fundamental que os leva a falhar é a mesma”.

(dr) University of California - Berkeley

-

“Conseguimos mostrar que o nó fraco vai sempre falhar e que o nó forte falhará, em uma determinada escala de tempo, mas ainda não percebemos porque há uma diferença mecânica fundamental entre estes dois nós”, acrescenta o professor Oliver O’Reilly, em cujo laboratório de Engenharia Mecânica, em Berkeley, decorreu a experiência.

Esta pesquisa parece apenas uma forma peculiar de cientistas passarem o tempo.

Mas, na realidade, as conclusões a que chegaram “são muito valiosas no que diz respeito às estruturas com nós e podem vir a ser aplicadas a áreas como o DNA ou as microestruturas que falham sob forças dinâmicas”, explica Christopher Daily-Diamond, Engenheiro Mecânico na Universidade de Berkeley e outro dos autores do estudo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …