Cientistas desenterram na Etiópia machado de osso de 1,4 milhão de anos

Paleoantropólogos, que estão trabalhando na Formação de Konso, no sul da Etiópia, encontraram um grande fragmento de osso de 1,4 milhão de anos cuidadosamente talhado em forma de machado.

De acordo com a equipe de paleoantropólogos, o artefato recém-descoberto é um fragmento bifacialmente lascado de um fêmur de hipopótamo. O objeto foi achado na Formação de Konso, no sul da Etiópia, e mede 12,8 centímetros de comprimento e 7,5 centímetros de largura.

O artefato pré-histórico foi analisado por Gen Suwa, paleoantropólogo da Universidade de Tóquio, e colegas do Japão, Etiópia e Hong Kong. Descobriu-se que o machado tem pelo menos 44 lascas secundárias.

“Conforme foi verificado, o machado foi feito com sofisticação, comprovada pela presença de inúmeras pequenas remoções laterais para o objeto adquirir forma de machado”, segundo a equipe.

“A análise de desgaste por uso mostra que um dos lados principais foi provavelmente usado para cortar e serrar”, explicaram os paleoantropólogos.

O machado de Konso foi possivelmente elaborado e utilizado pelo Homo erectus, um hominídeo de corpo robusto que viveu entre 1,9 milhão de anos e 108 mil anos atrás.

“Este machado de osso mostra que em Konso os Homo erectus eram suficientemente qualificados não só em tecnologia lítica, mas também em modificação óssea para criar e usar ferramentas de corte resistentes”, ressaltaram pesquisadores.

O machado ósseo de Konso é a mais antiga peça lascada a ser conhecida do início do período Pleistoceno.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …