O machado de Ötzi, a mais velha múmia da Europa, era importado

South Tyrol Museum of Archaeology / EURAC / Samadelli / Staschitz

Ötzi, o Homem do Gelo que, com 5.300 anos, é a múmia mais velha da Europa

Uma equipe de arqueólogos suíços descobriu, nos alpes, um machado idêntico ao que tinha Ötzi, o Homem do Gelo – que, com 5.300 anos, é a múmia mais velha da Europa. E o cobre de que é feito veio de muito, muito longe.

Segundo o Live Science, os cientistas que analisaram o machado, cuja descoberta é apresentada em um artigo publicado na PLOS One, concluíram que o cobre de que é feito também é proveniente do sul da Toscana, assim como no caso do artefato de Ötzi.

Este Homem do Gelo com 5.300 anos foi encontrado, em 1991, completamente congelado e extraordinariamente bem preservado, nos alpes austríacos. Estava vestido totalmente com peles de animal e um machado, com lâmina de cobre quase puro, e uma alça de madeira e tiras de couro praticamente intactas.

Atingido na cabeça por uma flecha, Ötzi é a mais velha múmia da Europa e já foi estudado até a exaustão por cientistas, desde seu DNA, passando pela dieta e pelas tatuagens, até suas ferramentas.

As pesquisas permitiram concluir que o cobre de que é feito o seu machado é proveniente do sul da Toscana, na Itália. Uma conclusão surpreendente, já que o cobre, na época, existia apenas a milhares de quilômetros de distância dos alpes.

Além disso, acreditava-se que os alpes seriam uma espécie de “barreira” às transações comerciais, dada a dificuldade de passagem por causa do clima e do terreno.

Mas a nova lâmina de machado descoberta agora na Suíça, na aldeia de Zug-Riedmatt, no sopé norte dos alpes, muda esta percepção, confirmando que o metal teria sido, afinal, transportado da Itália, passando pela “barreira” dos alpes.

(dr) South Tyrol Museum of Archaeology

O cobre do machado de Ötzi atravessou os Alpes e veio do que é agora o centro da Itália – na época, uma enorme distância

A nova lâmina, que teria entre 5.300 e 5.100 anos, fortalece a ideia de que as pessoas que viviam nos alpes na Idade do Cobre tinham “um profundo conhecimento da paisagem e de suas condições, devido à sua experiência com a caça, o pastoreio e a exploração dos recursos naturais nestas áreas”, destaca a arqueóloga Gishan Schaeren, do Gabinete dos Monumentos e Arqueologia suíço de Zug.

Mas, acima de tudo, a descoberta pode ajudar a entender as ligações comerciais que, aparentemente, já durante a Idade do Cobre, ocorriam um pouco por toda a Europa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …