O machado de Ötzi, a mais velha múmia da Europa, era importado

South Tyrol Museum of Archaeology / EURAC / Samadelli / Staschitz

Ötzi, o Homem do Gelo que, com 5.300 anos, é a múmia mais velha da Europa

Uma equipe de arqueólogos suíços descobriu, nos alpes, um machado idêntico ao que tinha Ötzi, o Homem do Gelo – que, com 5.300 anos, é a múmia mais velha da Europa. E o cobre de que é feito veio de muito, muito longe.

Segundo o Live Science, os cientistas que analisaram o machado, cuja descoberta é apresentada em um artigo publicado na PLOS One, concluíram que o cobre de que é feito também é proveniente do sul da Toscana, assim como no caso do artefato de Ötzi.

Este Homem do Gelo com 5.300 anos foi encontrado, em 1991, completamente congelado e extraordinariamente bem preservado, nos alpes austríacos. Estava vestido totalmente com peles de animal e um machado, com lâmina de cobre quase puro, e uma alça de madeira e tiras de couro praticamente intactas.

Atingido na cabeça por uma flecha, Ötzi é a mais velha múmia da Europa e já foi estudado até a exaustão por cientistas, desde seu DNA, passando pela dieta e pelas tatuagens, até suas ferramentas.

As pesquisas permitiram concluir que o cobre de que é feito o seu machado é proveniente do sul da Toscana, na Itália. Uma conclusão surpreendente, já que o cobre, na época, existia apenas a milhares de quilômetros de distância dos alpes.

Além disso, acreditava-se que os alpes seriam uma espécie de “barreira” às transações comerciais, dada a dificuldade de passagem por causa do clima e do terreno.

Mas a nova lâmina de machado descoberta agora na Suíça, na aldeia de Zug-Riedmatt, no sopé norte dos alpes, muda esta percepção, confirmando que o metal teria sido, afinal, transportado da Itália, passando pela “barreira” dos alpes.

(dr) South Tyrol Museum of Archaeology

O cobre do machado de Ötzi atravessou os Alpes e veio do que é agora o centro da Itália – na época, uma enorme distância

A nova lâmina, que teria entre 5.300 e 5.100 anos, fortalece a ideia de que as pessoas que viviam nos alpes na Idade do Cobre tinham “um profundo conhecimento da paisagem e de suas condições, devido à sua experiência com a caça, o pastoreio e a exploração dos recursos naturais nestas áreas”, destaca a arqueóloga Gishan Schaeren, do Gabinete dos Monumentos e Arqueologia suíço de Zug.

Mas, acima de tudo, a descoberta pode ajudar a entender as ligações comerciais que, aparentemente, já durante a Idade do Cobre, ocorriam um pouco por toda a Europa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …