Dentistas sentem o cheiro do medo; e isso é péssimo

Um estudo com alunos de odontologia revelou que os dentistas podem literalmente sentir o cheiro do medo ou da ansiedade de seus pacientes, aumentando assim a probabilidade de ter um pior desempenho.

Segundo o estudo, publicado nos Chemical Senses, os dentistas conseguem sentir o cheiro de um paciente ansioso ou com medo, tornando-os mais propensos a cometer erros e a ter um desempenho mais fraco. Isto só é possível graças aos chemosignals, “sinais químicos” que os profissionais vão recebendo ao longo da consulta através do odor corporal dos pacientes.

Os cientistas não sabem até que ponto esses sinais químicos influenciam os seres humanos, mas acreditam que nossas emoções podem ser transmitidas através do nosso cheiro.

De acordo com os autores do estudo, esta é a primeira avaliação real de como a ansiedade pode ser comunicada através da transpiração. Para determinar se o odor corporal pode ser desencadeado por emoções, os cientistas pediram a 24 estudantes de odontologia que doassem duas camisetas: uma usada durante um exame com altos níveis de estresse e outra utilizada em uma palestra calma.

Depois de recolhidas, as camisetas foram mascaradas com uma substância química que tornou impossível diferenciar o cheiro entre as duas camisetas em experimento. No entanto, as assinaturas químicas dos alunos ainda estavam presentes, mesmo que não fossem perceptíveis.

Essas camisetas foram depois colocadas em manequins, onde um segundo grupo de alunos foi depois realizar trabalhos odontológicos avaliados por instrutores. Na maioria dos casos, os estudantes executaram um trabalho pior nos manequins que vestiam as camisetas usadas durante o teste. E, por isso, tinham maior probabilidade de danificar os dentes do manequim.

Embora os pesquisadores não tenham a certeza se os dentistas já formados tivessem a mesma resposta, acreditam que o estudo prova que o cheiro da ansiedade pode desencadear o mesmo sentimento naqueles que o cheiram subconscientemente. Neste caso em concreto, a ansiedade e o medo do paciente se transmitem para o dentista.

A comunicação quimossensorial é capaz de transmitir uma série de estados mentais, como emoções ou doenças, bem como características como individualidade e gênero. Nosso próprio cheiro pode até nos ajudar a encontrar um parceiro geneticamente apropriado e a formar laços emocionais com os nossos filhos.

Ainda pouco se sabe sobre como os cheiros nos podem ajudar a interpretar a felicidade, mas estudos mostram que podemos usar os cheiros dos outros para interpretar possíveis ameaças como tristeza, agressão ou repulsa.

A ansiedade dentária é um problema real. Até 20‰ das pessoas relatam estresse ao visitarem o dentista, preferindo ignorar as consultas e arriscar a saúde bucal.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …