
Os chimpanzés e os bonobos, duas espécies muito parecidas de primatas, usam gestos que têm o mesmo significado para os dois, revelou um estudo publicado nesta terça-feira (27) na PLOS.
De acordo com o estudo, embora já se soubesse que as duas espécies compartilham alguns gestos, o grau de semelhança dos significados é uma descoberta dos pesquisadores das universidades de York e Saint Andrews, no Reino Unido, e a de Tóquio, no Japão.
De acordo com Kirsty Graham, da Universidade de York, a semelhança no significado “é bastante considerável” e pode indicar que eles são “herdados biologicamente”.
As duas espécies, que se separaram há 1 ou 2 milhões de anos, usam sinais semelhantes em diversas situações e com variados propósitos, como para começar a limpeza corporal ou para mudar de postura durante esse processo.
Os estudiosos começaram a definir o significado de cada gesto dos bonobos observando a reação que gera e se o animal que realizava o gesto estava “satisfeito” com a reação, explicou a revista em comunicado.
Os especialistas definiram 33 gestos de bonobos e compararam com os que já conheciam dos chimpanzés e o resultado foi que “parece que muitos dos significados” dessas ações são compartilhados por ambas as espécies e “talvez possa ser partilhado também pelo nosso último ancestral comum”, segundo a nota.
A pesquisadora disse que, no futuro, a expectativa é entender mais sobre como os gestos são desenvolvidos pelos macacos ao longo da vida. Segundo ela, a semelhança de movimentos deles e dos humanos também está sendo estudada.
Ciberia // EFE