Cientistas replicam densidade de uma estrela anã branca em laboratório

Scott Wiessinger / NASA Goddard Space Flight Center

Cientistas conseguiram replicar a pressão atômica no interior de uma anã branca, um dos objetos mais densos do universo. E, de quebra, estabeleceram um novo recorde em experimentos desse tipo.

Imagine um objeto do tamanho da Terra mas com a mesma massa que o Sol. Só para se ter uma ideia, nossa estrela tem 333.000 vezes mais massa do que nosso planeta. Se toda essa quantidade de matéria fosse condensada em um mundo como o nosso, o planeta seria um objeto extremamente denso.

Uma anã branca é exatamente isso – uma estrela que, no fim de sua vida, se comprime tanto que diminui de tamanho, mas sem perder sua massa. Em outras palavras, seus átomos são tão pressionados e comprimidos, que uma colherada de “matéria de anã branca” teria peso equivalente ao de um carro.

Cientistas já tentaram criar uma matéria de densidade semelhante em laboratórios antes, mas obtiveram resultados inconsistentes. Dessa vez, o experimento foi muito bem sucedido, e eles conseguiram criar tanta pressão em um objeto que ele se tornou equiparável a uma anã branca (em termos de densidade).

O resultado equivale a mais de 100 vezes a pressão encontrada no núcleo da Terra, ou 450 milhões de vezes a pressão atmosférica terrestre (no nível do mar).

O experimento foi liderado pela pesquisadora Andrea Kritcher, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, e os resultados foram publicados no início de agosto na revista Nature. Para que essa pressão descomunal fosse atingira, eles utilizaram o National Ignition Facility (NIF), um equipamento que funciona por fusão por confinamento inercial baseado a laser.

Com esse instrumento, eles puderam usar um laser que aqueceu uma cápsula do tamanho da cabeça de um alfinete. Essa cápsula, feita de um composto chamado Metilamina (um gás incolor derivado da amônia) estava dentro de um hohlraum, uma câmara de ouro cujas paredes estão em equilíbrio radiativo com a energia radiante lá dentro. Esta câmara pode ser comparada com uma pequena perfuração na parede de um recipiente cilíndrico.

Além de exercer essa pressão descomunal sobre a cápsula, o laser a elevou a uma temperatura de 3,5 milhões de graus e a inundou com raios-X. Quando a amostra foi irradiada, a camada externa aqueceu e se expandiu, o criando uma onda de choque que se propaga em direção ao centro da cápsula a 200 km/s.

Isso pode ajudar os cientistas a estabelecer a relação pressão-densidade-temperatura de anãs brancas, o que pode ser muito útil para entender como as anãs brancas se formam e evoluem. A equipe usou metilamina para entender um tipo de estrela rara conhecida como anãs brancas DQ, que são extremamente quentes e têm uma atmosfera de gás carbônico.

Com o sucesso da equipe, podemos dizer – com alguma liberdade poética, claro – que essa foi a primeira vez que algo próximo de uma anã branca foi criada em nosso Sistema Solar.

Uma anã branca de verdade provavelmente surgirá daqui a cerca de 5 bilhões de anos, quando nosso Sol ficar sem hidrogênio para se fundir e se transformar, por um breve período, em estrela gigante vermelha. Logo em seguida, ele terminará seu ciclo estelar colapsando em uma anã branca.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …