Cientistas trazem à tona explicação por que chovem diamantes em Netuno

WikiImages / Pixabay

Uma equipe de cientistas teorizou que diamantes podem se formar através de metano em planetas como Netuno e Urano, que possuem temperaturas maiores que as esperadas em seus centros.

As profundezas dos planetas mais afastados do Sol, Netuno e Urano, podem estar produzindo diamantes, adiantam cientistas do Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC, na sigla em inglês), Califórnia, EUA.

Apesar do frio existente nas atmosferas dos dois planetas, uma teoria é que o calor e a pressão intensos milhares de quilômetros abaixo da superfície destes gigantes de gelo deveriam dividir os compostos de hidrocarbonetos, com o carbono se comprimindo em diamante e afundando ainda mais em direção aos núcleos planetários.

Os pesquisadores utilizaram a Fonte de Luz Coerente Linac (LCLS, na sigla em inglês) da instituição para medir o processo. Uma outra equipe de cientistas na Alemanha decidiu então prosseguir as pesquisas.

“Agora temos uma nova abordagem muito promissora baseada na dispersão de raios X”, disse o físico Dominik Kraus do Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf, um laboratório na Alemanha, sobre seu trabalho.

Segundo dados da NASA, os gigantes gelados são extremamente comuns na Via Láctea, cerca de 10 vezes mais comuns que os exoplanetas semelhantes a Júpiter, o que significa que a pesquisa realizada sobre planetas como Urano e Netuno é importante na hora de procurar planetas na nossa galáxia.

Estudo dos planetas

A atmosfera de Netuno e Urano é composta principalmente por hidrogênio e hélio, com uma pequena quantidade de metano. Abaixo destas camadas atmosféricas, um fluido muito quente e superdenso de materiais “gelados” como água, metano e amoníaco envolve o núcleo do planeta.

Anteriores experimentos e cálculos ao longo das décadas mostraram que o metano pode ser decomposto em diamantes com pressão e temperatura suficientes, sugerindo que é possível que estejam sendo produzidos no planeta.

Para estudar isso é necessário aquecer e pressurizar o material através do laser até uma temperatura de 4.727 graus Celsius. Os cientistas têm notado que o interior de Netuno emite 2,6 vezes mais energia do que absorve do Sol, o que poderia ser por causa da energia gravitacional lançada pelos diamantes, que se converte em calor gerado pelo atrito entre os diamantes e o material ao seu redor.

Esta técnica poderia então ajudar a entender os processos que ocorrem dentro de outros planetas.

“Nossas experiências estão fornecendo parâmetros importantes de modelos, onde antes só tínhamos uma incerteza massiva. Isto se tornará cada vez mais relevante quanto mais exoplanetas descobrirmos”, comenta Klaus.

“Por exemplo, poderemos ver como o hidrogênio e o hélio, elementos encontrados no interior de gigantes gasosos como Júpiter e Saturno, se misturam e separam sob estas condições extremas. É uma nova maneira de estudar a história evolutiva dos planetas e sistemas planetários, bem como apoiar experiências em direção a potenciais formas futuras de energia de fusão”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …