Confirmado: Urano tem mesmo cheiro de ovos podres

Uma equipe de astrônomos finalmente conseguiu provar que a atmosfera de Urano têm um cheiro terrível. A culpa é do sulfeto de hidrogênio, o gás que faz com que os ovos podres (ou a flatulência) tenham um cheiro tão desagradável.

De acordo com o Science Alert, uma equipe internacional de astrônomos, liderada pelo cientista da Universidade de Oxford, Patrick Irwin, conseguiu dar uso ao Observatório Gemini para explorar Urano mais a fundo.

Os astrônomos conseguiram finalmente mostrar a presença de sulfeto de hidrogênio nas nuvens no topo da atmosfera do planeta e assim comprovar a teoria lançada há vários anos e que já era tida como a mais provável entre a comunidade científica.

Conclusão: Urano emana um cheiro muito semelhante ao de ovos podres (ou da flatulência) devido à presença desse gás na parte superior da atmosfera do planeta.

O estudo, publicado na revista científica Nature Astronomy, relançou o debate: qual é, afinal, o composto químico que domina a atmosfera de Urano? O sulfeto de hidrogênio ou o amoníaco?

Segundo o Science Alert, a pesquisa diferencia Urano dos outros planetas gasosos do Sistema Solar, como Júpiter e Saturno, que têm uma grande quantidade de amoníaco nas  atmosferas, mas nenhum sulfeto de hidrogênio acima das nuvens.

Além disso, o estudo também pode fornecer novas pistas sobre Netuno, que é um planeta de composição parecida com Urano, mas ainda mais distante e, por isso, mais difícil de estudar em detalhes.

“Durante a formação do Sistema Solar, o equilíbrio entre nitrogênio e enxofre (e, portanto, o amoníaco e o sulfeto de hidrogênio recentemente detectado em Urano) foi determinado pela formação do planeta“, explicou Leigh Fletcher, cientista da Universidade de Leicester, citado pelo mesmo site.

Isso significa que Saturno e Júpiter provavelmente se formaram à parte de Urano e de Netuno, assim como todos esses planetas teriam se formado à parte dos planetas rochosos, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Agora, os cientistas esperam que a próxima geração de telescópios terrestres e espaciais, como o Telescópio Gigante de Magalhães e o Telescópio Espacial James Webb, sejam capazes de fornecer mais detalhes sobre a descoberta.

Uma coisa é certa: “Se um humano azarado tivesse que descer até as nuvens de Urano, seria confrontado com condições muito desagradáveis“, afirma Irwin em comunicado, citado pelo site Space.

No entanto, acrescenta o cientista, o cheiro desagradável seria o menor dos problemas porque a pessoa estaria sujeita a “asfixia e exposição a uma temperatura de -200ºC, em uma atmosfera composta sobretudo por hidrogênio, hélio e metano”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …