Cientistas trazem respostas sobre misteriosas aves gigantes de Nazca, no Peru

Aves representadas em formas de geoglifos foram identificadas com base em impressões gerais ou alguns traços morfológicos de cada figura. Os mistérios das linhas de Nazca finalmente podem ser resolvidos. Isso porque um estudo identificou os pássaros desenhados nas grandes marcas da cidade peruana.

Conforme especialistas, essas marcas poderiam estar ligadas a antigos rituais direcionados aos deuses da chuva. As linhas de Nazca possuem mais de 2.700 formas geométricas, como linhas e imagens de plantas e animais gravadas na areia, sendo consideradas uma proeza da arte que só pode ser vista do ar, conforme artigo da Journal of Archaeological Science.

Essas imagens foram esculpidas em um deserto peruano e têm gerado diversas explicações sobre seu propósito, entretanto, ninguém sabe o que realmente as imagens retratam.

Para resolver o mistério, os pesquisadores da Universidade de Hokkaido estudaram 16 imagens de pássaros, revelando a real espécie dos esboços, conforme o tabloide britânico Daily Mail.

Curiosamente, os pássaros, que foram desenhados com 370 metros de comprimento cada, não viviam no deserto de Nazca, e foram criados especificamente a partir de uma linha esculpida. Masaki Eda da Universidade de Hokkaio e outros profissionais analisaram 16 imagens que constam nos geoglifos com os pássaros reais, com o objetivo de identificá-los.

“Até agora, as aves nestes desenhos foram identificadas com base em impressões gerais ou traços morfológicos presentes em cada figura“, disse o professor Eda, ressaltando que as formas e tamanhos dos bicos, cabeças, pescoços, corpos, asas, caudas e patas dos pássaros foram observados de perto e comparados com as aves atuais no Peru.

Um fato que impressiona é que, apesar das existências das aves identificadas, elas são encontradas em diferentes partes do Peru de onde os geoglifos foram esculpidos na paisagem. “O povo de Nazca que desenhou as figuras poderia ter visto pelicanos enquanto se reuniam para comer na costa”, disse Eda.

Os geoglifos representam pássaros como o beija-flor, condor-dos-andes e flamingos, entretanto, essas figuras não possuíam características requeridas para confirmar essa identificação. Contudo, os pesquisadores descobriram que essas figuras eram inconsistentes com as modernas aves peruanas para justificar uma nova interpretação do significado pretendido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …