Facebook lança iniciativa para combater notícias falsas na rede social

O Facebook está finalmente investindo pesado na luta contra as notícias falsas na rede social. A companhia anunciou no domingo (2) a criação de uma iniciativa em parceria com empresas e universidades para que apenas notícias verificadas ganhem corpo dentro da plataforma.

Segundo comunicado divulgado pela empresa de Mark Zuckerberg, a News Integrity Initiative se trata de “uma nova rede diversificada de parceiros que vão trabalhar juntos para focar na veracidade das informações”.

A iniciativa será liderada pela Faculdade de Jornalismo da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), com supervisão do Centro Tow-Knight para o Jornalismo Empresarial.

Além das instituições de ensino, somam esforços na briga contra as “fake news” outros 25 nomes, dentre os quais o Fundo Filantrópico Craig Newmark, a Fundação Ford, a Mozilla, Jimmy Wales (fundador da Wikipédia), o Democracy Fund, a John S. and James L. Knight Foundation, a Tow Foundation, a AppNexus, a Betaworks e a Fundación Gabriel García Marquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano.

Ferramentas para o discernimento

A participação do Facebook na iniciativa se dá por meio do Facebook Journalism Project, que, segundo o diretor de parcerias da rede social Campbell Brown, pretende “oferecer às pessoas as ferramentas necessárias para que elas tenham discernimento sobre as informações que veem online.”

A iniciativa conta ao todo com empresas, institutos e fundações de nove países — Alemanha, Austrália, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong e Reino Unido.

Segundo informa a CUNY em comunicado, a ideia é expandir a lista de membros a fim de financiar novos projetos, pesquisas e eventos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …