O Facebook está finalmente investindo pesado na luta contra as notícias falsas na rede social. A companhia anunciou no domingo (2) a criação de uma iniciativa em parceria com empresas e universidades para que apenas notícias verificadas ganhem corpo dentro da plataforma.
Segundo comunicado divulgado pela empresa de Mark Zuckerberg, a News Integrity Initiative se trata de “uma nova rede diversificada de parceiros que vão trabalhar juntos para focar na veracidade das informações”.
A iniciativa será liderada pela Faculdade de Jornalismo da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), com supervisão do Centro Tow-Knight para o Jornalismo Empresarial.
Além das instituições de ensino, somam esforços na briga contra as “fake news” outros 25 nomes, dentre os quais o Fundo Filantrópico Craig Newmark, a Fundação Ford, a Mozilla, Jimmy Wales (fundador da Wikipédia), o Democracy Fund, a John S. and James L. Knight Foundation, a Tow Foundation, a AppNexus, a Betaworks e a Fundación Gabriel García Marquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano.
Ferramentas para o discernimento
A participação do Facebook na iniciativa se dá por meio do Facebook Journalism Project, que, segundo o diretor de parcerias da rede social Campbell Brown, pretende “oferecer às pessoas as ferramentas necessárias para que elas tenham discernimento sobre as informações que veem online.”
A iniciativa conta ao todo com empresas, institutos e fundações de nove países — Alemanha, Austrália, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong e Reino Unido.
Segundo informa a CUNY em comunicado, a ideia é expandir a lista de membros a fim de financiar novos projetos, pesquisas e eventos.
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