Iceberg que se soltou na Antártida está a caminho de águas mais quentes

Mais de um ano desde o desprendimento de um imenso iceberg da plataforma Larsen C, os cientistas sabem agora que o extremo Sul do A-68 começa a se mover para norte e para águas mais quentes.

Em julho do ano passado, aconteceu o desprendimento de um imenso iceberg da plataforma Larsen C, na Antártida Ocidental. Durante um ano, o bloco de gelo andou para trás e para frente quase sempre no mesmo lugar.

Agora, o extremo Sul do A-68 girou cerca de 90 graus, tendo sido flagrado nas correntes das águas geladas. Cerca de 13 meses depois, o iceberg começa a se mover para norte e para águas mais quentes.

“Até pouco tempo atrás, o iceberg era cercado por um denso mar de gelo a leste e águas rasas a norte. Agora, um forte vento soprando para leste da plataforma de gelo empurrou, no início de setembro, a extremidade sul do iceberg para o giro de Weddell, no oceano antártico”, adianta Adrian Luckman.

“Este movimento persistente das águas oceânicas e gelo, flutuando para o norte passando pela plataforma de gelo Larsen, fez com que o A-68 se deslocasse para o mar de Weddell”, disse à BBC o cientista da Universidade de Swansea, confirmando assim o fato de o iceberg estar agora mais livre para se movimentar em direção a águas mais quentes.

Segundo os cientistas, o fato de o A-68 não ter saído do lugar não é incomum e a virada é um comportamento comum dos grandes icebergues. Daqui para frente, ao que tudo indica, o bloco de gelo vai deixar um rastro com marcas no sedimento do leito do mar.

“Esses vales devem ser evidentes nas observações com sondas que serão conduzidas por equipes internacionais no fim deste ano”, informa o cientista.

Apesar de ter perdido algumas arestas, o jornal português Público informa que o A-68 permanece praticamente do mesmo tamanho, com 150 quilômetros de comprimento e 55 quilômetros de largura – o equivalente a um Distrito Federal de gelo.

O Centro Nacional de Gelo dos EUA colocou o iceberg em sexto lugar na lista dos maiores icebergs da história, mas a verdade é que seu futuro não é animador. O mais provável é que o A-68 se desfaça em fragmentos ao longo do caminho.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …