Com 11 anos, Jones precisou de apenas 10 minutos para hackear site eleitoral nos EUA

Crianças foram convidadas a participar na convenção de segurança Def Con, que ocorre em Las Vegas, para testar as vulnerabilidades do sistema de divulgação de informações que será usado nas eleições norte-americanas.

Na Def Conf, uma das maiores convenções de cibersegurança do mundo, ficou provado que os sites de informações eleitorais no país têm um nível se segurança tão baixo que até uma criança de 11 anos consegue pirateá-lo.

Com idades entre 8 e 17 anos, 39 crianças e jovens foram desafiados pela R00tz Asylum a tentar piratear 13 sites, que imitam na perfeição os que serão utilizados em estados em que a votação deverá ser disputada, nas eleições de novembro.

Apenas três dos participantes não conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança, informa o Diário de Notícias. Audrey Jones, de apenas 11 anos, bateu o recorde em termos de tempo, precisando de apenas 10 minutos para o feito.

À BBC, o menino disse que “os erros no código nos permitem fazer o que quisermos”. “Podemos dar nosso nome a alguém e fazer parecer que ganhamos as eleições”, acrescentou ainda.

Mas as crianças não foram as únicas. Piratas informáticos foram também convidados a piratear cinco tipos de máquinas de votação, em uma tentativa de identificar novas vulnerabilidades, para informar a empresa que as fabrica e procurar resolver o problema até as eleições.

A primeira “vila de votação” da Def Con foi realizada no ano passado, depois de as agências de segurança dos Estados Unidos concluírem que o governo russo recorreu à pirataria informática na tentativa de apoiar a candidatura de Donald Trump à presidência. Moscou nega qualquer acusação.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eurodeputados manifestam “o mais profundo repúdio” por Bolsonaro

Dezenas de deputados de diferentes grupos políticos do Parlamento Europeu (PE) assinaram o “Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil”, expressando “o mais profundo repúdio” pelo candidato Jair Bolsonaro. “Nós, mulheres e homens de várias partes …

Ratos do mesmo sexo geram filhotes em laboratório

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer filhotes de ratos do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células-tronco modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura as células modificadas que apagam grupos …

Dormir muito é tão prejudicial quanto dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde quanto dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontário conduziu em junho de …

Contra desperdício alimentar, França debate aumento de prazos de validade dos produtos

16 de outubro é o Dia Contra o Desperdício Alimentar na França. Para lutar contra o problema, a ONG francesa France Nature Environnement realizou uma campanha de informação aos consumidores, enquanto um grupo de ambientalistas …

Queimaduras solares? Os dinossauros são os culpados

Sempre que apanhamos sol, uma preocupação emerge de imediato: queimaduras. Por que somos tão vulneráveis à luz solar? Um estudo recente procura responder ao enigma evolutivo, apontando os dinossauros como principais culpados. O sol emite radiação …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Em um novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os pesquisadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O …

Criança "vampiro" é descoberta em cemitério na Itália

Arqueólogos encontraram em um cemitério na Itália os restos mortais de uma criança de 10 anos com uma pedra na boca, um antigo ritual funerário de vampiros praticado durante a Idade Média, que visava prevenir …

Está na hora: Elon Musk quer construir um robô gigante

O mais recente plano do fundador da Tesla e da SpaceX é construir um “mecha”, um robô ou veículo mecanizado gigante de ficção científica com braços e pernas móveis. Elon Musk revelou no Twitter ser fã …

Celebridade da internet chinesa é presa por "desrespeitar" o hino do país

A Lei do Hino chinesa, aprovada no ano passado, prevê detenções de até 15 dias ou prisão de até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma “distorcida ou desrespeitosa”, em público. Uma …

Sauditas vão assumir morte de jornalista: foi um interrogatório que "não correu bem"

As autoridades sauditas, que negaram ter dado ordens para matar o jornalista Jamal Khashoggi, estão elaborando um relatório em que admitem a morte do jornalista e a justificam como resultado de um interrogatório que "não …