Corte Europeia dos Direitos Humanos condena França por “tratamento desumano” contra menor estrangeiro

Mohammed Saber / EPA

De acordo com a decisão do órgão, divulgada nesta quinta-feira (28), a França abandonou um adolescente afegão de 12 anos “à sua própria sorte” em um acampamento de refugiados em Calais, no norte no país, em 2016.

O jovem, que deixou o Afeganistão em 2015, “viveu vários meses na favela em condições totalmente inadaptadas para uma criança e em uma situação precária inaceitável para sua idade”. De acordo com o documento, o menino ficou sem água, comida, vivia em condições precárias e teria sido exposto à violência sexual.

Os juízes descrevem em detalhes o acampamento, que abrigou cerca de 10 mil imigrantes antes de ser desmantelado, em 2016. O menino vivia com outros imigrantes em um barraca em péssimas condições de higiene e segurança.

Uma juíza francesa da Vara da Infância e da Juventude determinou que ele fosse enviado para um abrigo do governo, o que acabou não acontecendo apesar de o garoto ter sido favorável à ideia.

Algumas semanas mais tarde, o adolescente deixou a França para entrar clandestinamente no Reino Unido, onde foi ajudado pelas autoridades britânicas de amparo à infância. Para a Corte Europeia, as circunstâncias particularmente graves e o fato de a decisão da juíza não ter sido executada constituem uma “violação das obrigações” da França.

Em Calais, as autoridades competentes nem haviam identificado o garoto, apesar dele estar há meses no acampamento, “onde sua idade deveria ter chamado a atenção”, estimam os juízes europeus, para quem os meios colocados à disposição para identificar os menores eram insuficientes.

“Com a decisão, podemos forçar as autoridades francesas a defenderem mais as pessoas vulneráveis em situação de exílio”, disse Lionel Crusoé, advogado do afegão.

A França viola a lei todos os dias em relação ao acompanhamento dos estrangeiros”, declarou François Guennoc, da associação “Albergue dos Imigrantes”, em Calais. Segundo Claire Millot, secretária-geral da associação Salam, entre 500 e 600 imigrantes continuam presentes na cidade.

“O problema existe ainda hoje, com um número grande de menores desacompanhados que dormem nas ruas”, denuncia Didier Degrémont, presidente departamental da ONG Secours Catholique. Desde a destruição do acampamento, as autoridades francesas fazem o que podem para impedir sua reconstrução pelos imigrantes, que continuam chegando.

Dezenove associações anunciaram nesta quinta-feira que vão acionar o Conselho de Estado para contestar a legalidade de uma nova base de dados que identifica os menores estrangeiros isolados. O decreto do governo francês obteve a oposição de diversas regiões, como Seine Saint-Denis e Paris.

O cadastro traz as impressões digitais, imagens do rosto, nacionalidade e estado civil dos jovens imigrantes.

“A organização dessa base, ligada a outros fins, e não à proteção dos menores, fere os direitos da crianças”, diz o comunicado das associações. De acordo com seus representantes, a coleta dos dados e o cruzamento com outras bases de dados possibilita às Secretarias de Segurança Pública que afastem os menores do território francês antes que um juiz possa tomar outra decisão.”

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …