Comunistas russos querem proibir série “Chernobyl”

O partido Comunistas da Rússia (KR, na sigla em russo) pediu às autoridades do país que proíbam a exibição da popular minissérie Chernobyl, da HBO, alegando que a produção americana “demoniza” o regime soviético e a população russa.

“Se tivermos sentimento de dignidade como povo e como Estado, a Rússia deve dar uma resposta aos criadores da série”, afirmou em nota o deputado Serguei Malinkovich, um dos dirigentes do KR. “Devemos mover causas penais contra o diretor, o roteirista e o produtor executivo da série por calúnias públicas.”

O parlamentar acrescenta que, em Chernobyl, “uma autêntica tragédia foi convertida em objeto de manipulação ideológica por parte da emissora HBO”. “A série de televisão sobre os dramáticos acontecimentos de abril de 1986 é uma ferramenta ideológica desenhada para desprestigiar e demonizar a imagem dos dirigentes e do povo soviético.”

Malinkovich reconhece que a prisão dos responsáveis pela série é uma tarefa difícil de se cumprir, mas sugere que ao menos a entrada deles na Rússia seja proibida. Também disse esperar que algum país, como Cuba e China, possa deter essas pessoas e extraditá-las para Moscou. “Estes senhores devem compreender que se converteram em inimigos intransigentes da Rússia”, concluiu o deputado.

O partido – que não deve ser confundido com o maior e mais influente Partido Comunista da Federação Russa – enviou suas solicitações na quinta-feira (13/06) ao Ministério do Interior e à agência federal reguladora dos meios de comunicação, Roskomnadzor, responsável pela censura da mídia.

Apesar da indignação do KR, Chernobyl teve boa recepção na Rússia, ainda que alguns críticos acusem os criadores de distorcer os fatos para passar uma imagem negativa dos dirigentes soviéticos. O ministro da Cultura do país, Vladimir Medinski, chegou a chamar a série de “magistral” e destacou o respeito mostrado pelos criadores. “Imaginava que seria pior”, afirmou.

Contudo, ele apontou que, apesar de se aproximar bastante da verdade, a série erra ao retratar algumas situações que não correspondem à realidade. Medinski afirmou ainda que a Rússia prepara alguns grandes projetos cinematográficos sobre o acidente na usina nuclear de Chernobyl.

“O grau de realismo em Chernobyl é maior do que em muitos filmes russos sobre aquela época”, afirmou, por sua vez, o jornal pró-Kremlin Izvestia. Já a crítica do diário Rossiyskaya Gazeta, publicado pelo governo da Rússia, escreveu: “É uma produção de qualidade bastante alta em termos de série televisiva, não há nada em que se possa encontrar falhas.”

A série também recebeu grandes elogios da crítica de outros países por sua contundente recriação do desastre nuclear de 1986 na Ucrânia da era soviética. A produção não foi veiculada nas televisões russas, mas estava legalmente disponível na plataforma de streaming Amediateka, que também exibiu séries de sucesso como Game of Thrones.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …