Documentos mostram que Rússia tentou esconder explosão de Chernobyl há 35 anos

A Ucrânia lembrou nesta segunda-feira (26) os 35 anos da catástrofe da usina de Chernobyl. O pior acidente nuclear da história contaminou uma parte da Europa e provocou o deslocamento de 346 mil pessoas.

“A explosão na central de Chernobyl e suas consequências transformaram o mundo”, declarou o presidente Volodimir Zelensky, em visita à zona de exclusão que abrange 30 quilômetros no entorno do reator acidentado.

Ele pediu a colaboração da comunidade internacional. “Nossa tarefa é transformar a área de exclusão em uma área de renascimento e fazer todo o possível para reforçar a segurança nuclear” com o objetivo de “evitar catástrofes semelhantes no futuro”, acrescentou o chefe de Estado.

Em 26 de abril de 1986, à 1h23min, o reator número 4 da central de Chernobyl, situado a 100 quilômetros de Kiev, explodiu durante um teste de segurança. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, liberando na atmosfera elementos radioativos que contaminaram, de acordo com algumas estimativas, até 75% da Europa, especialmente as então repúblicas soviéticas da Ucrânia, Belarus e Rússia.

Rússia tentou esconder a tragédia

As autoridades soviéticas tentaram esconder o acidente. O líder da URSS à época, Mikhail Gorbachev, não falou publicamente sobre o caso até o dia 14 de maio.

Documentos de arquivo publicados nesta segunda-feira pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) afirmam que em 1982 e 1984 houve ao menos três falhas na usina de Chernobyl. Porém, as autoridades soviéticas mantiveram segredo sobre o que aconteceu.

A central de Chernobyl e as de Leningrado e Kursk (Rússia), todas com o mesmo tipo de reator, “são as mais perigosas em relação ao seu funcionamento, o que pode gerar consequências ameaçadoras”, dizia um documento da KGB, datado de 1983.

Um total de 116 mil pessoas foram retiradas, em 1986, dos arredores da central, que permanecem praticamente inabitados. Nos anos seguintes, outros 230 mil moradores deixaram a zona.

Número de vítimas ainda gera debate

Até hoje, o balanço de vítimas do acidente de Chernobyl causa polêmica, mas ele chegaria a até 100 mil mortos, de acordo com o Greenpeace. O comitê científico da ONU (Unscear) reconhece oficialmente apenas 30 mortes entre os operários e bombeiros que foram vítimas da radiação após a explosão.

A central de Chernobyl manteve a produção de energia elétrica até dezembro de 2000, quando a pressão dos países ocidentais resultou na paralisação do último reator em operação.

Após anos de adiamento, no fim de 2016, foi instalada uma gigantesca cúpula de aço sobre o reator danificado. O escudo em forma de arco pesa 25.000 toneladas, tem 108 metros de altura e 1,62 metro de comprimento. Com um custo de € 2,1 bilhões financiados pela comunidade internacional, a estrutura cobriu o concreto rachado e instável, o que deve garantir a segurança do local pelos próximos 100 anos.

Embora as autoridades afirmem que a região não poderá ser habitada de forma segura por pelo menos 24.000 anos, o local atrai cada vez mais turistas, e Kiev deseja incluí-lo na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

A quase total ausência de atividades humanas na área permitiu a proliferação da flora e da fauna. Hoje, linces, águias de cauda branca e até ursos, além de centenas de alces e dezenas de lobos, podem ser vistos no local.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …