Após turistas fazerem selfies alegres em Chernobyl, criador da série pede respeito

Os turistas que visitam Chernobyl devem ter “respeito”. O pedido foi feito por Craig Mazin, criador da série da HBO e da Sky sobre o pior acidente nuclear da história, depois que o sucesso da produção atraiu uma legião de turistas que visitaram a área e fizeram selfies com sorrisos.

Para Mazin, é “maravilhoso” que uma “onda” de pessoas esteja visitando o local, na Ucrânia, que fazia parte da União Soviética. Mas ele acrescentou que é preciso lembrar “que uma terrível tragédia ocorreu ali”. “Se comportem com respeito por todos que sofreram e morreram”, escreveu Mazin no Twitter.

Algumas companhias de turismo fazem tours para a zona de exclusão em torno de Chernobyl, de 30 quilômetros, e Pripyat, a cidade abandonada que foi construída para abrigar os trabalhadores da usina e suas famílias.

Pripyat tinha uma população de 60 mil pessoas antes do desastre, mas ficou praticamente deserta desde então – apesar de ter sido visitada por cerca de 60 mil turistas no ano passado. Depois da estreia da série, houve um aumento do turismo na região. Agora, seus cenários estampam fotos no Instagram.

O número de pessoas que morreram em decorrência da exposição à radiação é contestado. Um relatório de 2005 feito pelo Fórum Chernobyl sugeriu que menos de 50 pessoas morreram devido à radiação. Já o Greenpeace aponta números de 93 mil vítimas.

O que não é contestado é que cerca de 5 mil casos de câncer de tireoide – na maioria, tratados e curados – ocorreram devido à contaminação. E é exatamente isso que o criador da série Chernobyl quer que as pessoas lembrem.

Não é a primeira vez que se solicita que turistas parem de fazer selfies questionáveis em lugares históricos. Em 2014, uma adolescente americana publicou uma selfie sorrindo no campo de concentração de Auschwitz. A imagem viralizou e foi amplamente contestada.

Outras pessoas fizeram selfies alegres no memorial do Holocausto em Berlim, que lembra o assassinato de 1,1 milhão de pessoas no período. Em resposta a essas imagens, um site passou a republicar as selfies, borrando o rosto das pessoas e substitindo o fundo por fotografias de vítimas do Holocausto.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …